Título: Pelo menos 11 deputados do Rio entraram na farra das passagens
Autor: Suwwan, Leila; Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 23/04/2009, O País, p. 5

Leandro Sampaio (PPS) bancou 22 voos para mulher, filho, irmã e nora.

BRASÍLIA. Mulher, filhos, sobrinhos, noras e até a sogra. Na farra das passagens da Câmara, pelo menos 11 deputados da bancada do Rio usaram verba oficial para presentear parentes com viagens internacionais. Os partidos variam, mas a desculpa dos parlamentares é quase sempre a mesma: a prática não era proibida pelas regras em vigor.

O Ministério Público Federal entende o contrário, e avisou que intimará os políticos a devolver aos cofres públicos o dinheiro gasto indevidamente.

O deputado Leandro Sampaio (PPS-RJ) foi quem mais usou a cota para carimbar os passaportes da família. Ele bancou viagens para a mulher, Tania, três filhos, um irmão e uma nora. Frankfurt, Buenos Aires e Santiago foram os destinos escolhidos pelo parlamentar, com base eleitoral em Petrópolis.

Em nota, Sampaio admitiu ter franqueado a cota a parentes e disse que a mulher o acompanhou em eventos políticos.

A deputada Solange Amaral (DEM-RJ) usou a cota para presentear o sobrinho Fernando, advogado e DJ. Ano passado, em campanha para a prefeitura, ela disse ao GLOBO ter bancado do próprio bolso uma viagem do jovem para estudar espanhol na Europa. O registro mostra que os bilhetes foram pagos pela Câmara.

¿ Errei. Aderi a uma prática usual no Congresso. O que vou fazer? ¿ disse Solange.

Além de viajar para Nova York, Frankfurt e Buenos Aires com a mulher, o deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) usou verba para emitir bilhetes internacionais para os sogros. Os dois embarcaram para a Argentina em março do ano passado, às custas do Congresso.

¿ Não fiz nada a mais nem a menos do que tem sido feito na Câmara há 40 anos ¿ defendeu-se.