Título: A superpotência astuta presidida por Lula
Autor: Beck, Martha
Fonte: O Globo, 23/04/2009, Economia, p. 17

Depois de ser chamado de ¿o cara¿ pelo presidente americano, Barack Obama, Luiz Inácio Lula da Silva levou o Brasil à capa da edição latino-americana da revista ¿Newsweek¿.

Sob o título ¿A superpotência astuta¿, a reportagem mostra como o presidente Lula está colocando o Brasil no mapa das potências globais.

¿Depois de décadas de passos em falso, o Brasil tornou-se uma sólida democracia de livre mercado, uma rara ilha de estabilidade em uma região turbulenta e governada pela lei em vez de pelos caprichos de autocratas. (...) Lula preside uma superpotência astuta, diferente de todos os outros gigantes emergentes¿.

A reportagem ressalta a atuação da diplomacia brasileira na América do Sul, especialmente no Haiti: ¿Quando as forças de paz da ONU entraram em confronto com gangues de rua no Haiti, os brasileiros não pediram mais tropas, mas Ronaldinho, Robinho e Ronaldo, que jogaram um amistoso na área em conflito.

Agora, os jovens haitianos brigam de chuteiras, não com Kalashnikovs¿.

A ¿Newsweek¿ também afirma que o Brasil tornou-se uma voz para outras potências emergentes, além de minimizar a influência da Venezuela de Hugo Chávez na América do Sul. A entrada da Venezuela no Mercosul, diz, seria uma estratégia nesse sentido, pois Chávez teria de se submeter às regras de comércio do bloco.

E conclui: ¿Sem um manual para tornar-se uma potência global, o Brasil de Lula parece estar escrevendo o seu¿.