Título: Em Buenos Aires, Lula critica protecionismo
Autor: Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 23/04/2009, Economia, p. 18

Para presidente, quanto maior a liberdade comercial, maior a chance de a crise acabar

BUENOS AIRES. Ao desembarcar ontem à noite em Buenos Aires, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a parceria com a Argentina, mas criticou a adoção de medidas protecionistas num contexto de crise econômica mundial.

Em meio a uma série de conflitos comerciais entre os dois países e a uma ofensiva protecionista do governo Kirchner, o presidente afirmou que ¿a tese do Brasil é que, quanto mais protecionismo, menos chances temos que resolver o problema da crise. Quanto mais liberdade no comércio, mais chances temos¿.

Apesar de dizer que as medidas aplicadas pela Argentina não o preocupam, Lula antecipou o recado que dará hoje à presidente Cristina Kirchner, durante a Terceira Reunião Presidencial do Mecanismo de Integração e Coordenação Bilateral Brasil-Argentina (MICBA).

¿ Ao invés de ficarmos nervosos brigando, temos que entender que vivemos um momento excepcional. Temos que fazer as pessoas entenderem que precisamos continuar com muita liberdade no comércio.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que acompanha Lula, disse que o Brasil está disposto a manter seus repasses de energia elétrica à Argentina em até 1.500 MW por dia, ¿para ajuda o país a ter um inverno mais confortável¿.