Título: Temos de falar nos autos, não pela imprensa
Autor: Braga, Isabel; Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 24/04/2009, O País, p. 8

Lula critica bate-boca público; Gilmar defende transmissões.

BRASÍLIA E BUENOS AIRES. Em Buenos Aires, o presidente Lula teve de explicar à presidente do país, Cristina Kirchner, o que havia acontecido: ¿ A Cristina nem deve estar sabendo: houve uma troca de acusações verbais entre o presidente da Suprema Corte do Brasil e outro membro. Eles se desentenderam, e parece que trocaram palavras duras um com o outro. Mas longe está de ser uma crise institucional ¿ descreveu Lula a Cristina, que, desconcertada, contou com a ajuda do tradutor oficial para tentar entender o conflito.

Lula mostrou-se irritado com a pergunta dos jornalistas brasileiros, mas mandou um recado aos protagonistas do bate-boca no STF: ¿ Quando temos determinada função, temos de dizer tudo o que pensamos nos autos do processo, e não pela imprensa.

Para o presidente, tratou-se de um desentendimento: ¿ Acho que, se esse tipo de briga ajuda a sociedade e a democracia, tudo bem ¿ disse Lula, que após participar de almoço no Palácio San Martin, sede do Ministério das Relações Exteriores argentino, retornou a Brasília.

O presidente do STF, Gilmar Mendes, defendeu ainda que as sessões do plenário continuem a ser transmitidas ao vivo pela TV Justiça.

¿ Há uma discussão, alguns juízes propõem a revisão desse modelo (de sessões ao vivo do STF), mas é um modelo que está estabelecido.

Gilmar se reuniu com Michel Temer para discutir projetos do Pacto Republicano, assinado no último dia 13 para agilizar processos no Judiciário. Ele cobrou de Temer a indicação de representantes da Câmara para o comitê gestor do pacto.