Título: Prefeito destaca afinidade com presidente Lula
Autor: Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 26/04/2009, O País, p. 8

Nos anos 70, Dirceu se refugiou na cidade fugindo da ditadura.

BRASÍLIA. Os registros no Siafi incluem as liberações do Orçamento dos dois últimos anos, mais os chamados restos a pagar - despesas de anos anteriores quitadas nesses exercícios.

O município de Cruzeiro do Oeste tem uma ligação histórica com o ex-ministro José Dirceu e, desde 2005, é administrado por Zeca Dirceu, reeleito no ano passado. Em 1975, o ex-ministro refugiou-se na cidade com identidade falsa para se proteger da ditadura.

Zeca Dirceu destaca no site da prefeitura as obras que realiza com recursos federais e recentemente anunciou investimentos de mais de R$10 milhões. No último dia 16, o prefeito de Cruzeiro do Oeste assinou ordens de serviço no valor de R$960 mil para obras de recape asfáltico, financiadas com recursos do Ministério das Cidades, e a construção da sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), resultado de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

"Obras serão realizadas em menor prazo possível"

O prefeito destaca também sua afinidade com o presidente Lula e com o governo federal: "Atendendo uma solicitação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, todas as obras com recursos já garantidos serão executadas num menor prazo possível, e, para isso, nas próximas licitações constarão cláusulas que exigem das empresas contratadas a abertura de novas vagas de trabalho", diz um dos textos, referindo-se ao pedido de Lula para que todos se esforcem por mais empregos: "Queremos execução rápida e se necessário serão feitos dois ou até três turnos" - afirma o prefeito no texto, repetindo falas de Lula.

Procurado pelo GLOBO sexta-feira, Zeca Dirceu não retornou a ligação. Sua assessoria informou que ele estava em Curitiba, em compromisso de trabalho, e que o recado seria repassado.

Verbas não foram liberadas integralmente, diz ministério

O Ministério das Cidades, responsável pelo maior repasse de recursos a Cruzeiro do Oeste, entre 2008 e 2009, informou, por meio da assessoria de imprensa, que os recursos foram incluídos no Orçamento por duas emendas parlamentares aprovadas pelo Congresso. Disse ainda que os projetos estão em andamento e os recursos foram reservados para o município, mas não liberados integralmente, o que vai acontecer em etapas, de acordo com a evolução da obra.

Já os registros do Siafi indicam que os recursos foram liberados. O levantamento realizado pela assessoria de Orçamento do DEM indica que as verbas foram empenhadas em 2007 e 2008 e repassadas ao município em 2008 e 2009.