Título: Cabral: Não existe plano B; existe plano D, de Dilma. É a candidata do PMDB
Autor: Camarotti, Gerson; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 28/04/2009, O País, p. 4

Para Haddad, doença fortalece ministra; Serra condena especulação eleitoral.

RIO, SÃO PAULO e BRASÍLIA. O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), demonstrou otimismo ontem com a recuperação da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e defendeu veementemente sua candidatura à Presidência.

Segundo Cabral, Dilma ¿é a candidata do PMDB¿: ¿ Ela vai sair dessa. A maioria do PMDB quer aliança com Dilma e o PT. Qualquer atitude de oposicionistas para pôr para baixo a candidatura da Dilma é de um oportunismo pior do que qualquer célula cancerígena.

Qualquer esperteza virótica vai perder. Não existe plano B; existe plano D, de Dilma.

Vamos encontrar um bom companheiro de chapa, e ela vai governar com saúde plena ¿ disse, descartando ser vice: ¿ Sou candidato à reeleição.

Também no Rio, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que a hipótese de o PT escolher um substituto para Dilma na disputa pela sucessão ¿está completamente fora de cogitação¿.

Haddad afirmou que a notícia não atrapalha os planos do PT e que há muita esperança de pleno restabelecimento da ministra.

Para ele, a doença poderá até aumentar suas chances: ¿ Imagino que a doença possa até fortalecê-la, por sua trajetória, pelos desafios que já venceu.

Fortalecer a identidade da ministra com um projeto que se confunde com a superação das dificuldades do próprio país.

Para Garcia, doença reforça candidatura da ministra Pré-candidato à disputa presidencial, o governador de São Paulo, José Serra, classificou de ¿desrespeitosa¿ qualquer associação da doença com eleições.

¿ Acho até desrespeitoso misturar a doença da ministra Dilma com a eleição. Já desejei a ela pronto e definitivo restabelecimento.

Especular sobre a eleição com a doença não é apropriado de minha parte.

Para o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, a doença de Dilma vai reforçar a sua candidatura: ¿ Ouvi um parecer do meu filho, que é médico e deu duas opiniões. A segunda pareceu mais importante. Do ponto de vista médico, ela tira de letra, mas, do ponto de vista político, ele disse que isso vai reforçar a candidatura dela ¿ afirmou Garcia, dizendo concordar ¿totalmente¿ com o filho.

Segundo Garcia, Dilma ¿já saiu bem desse processo¿, especialmente pela coragem e franqueza com que enfrentou a descoberta do câncer e o anúncio do tratamento. Para ele, o comportamento de Dilma ¿deve ter impactado muito favoravelmente na opinião pública¿.