Título: Senado apura denúncias contra Zoghbi
Autor: Jungblut, Cristiane; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 28/04/2009, O País, p. 10

Ex-diretor da Casa será investigado por duas comissões criadas pelo 1º secretário.

BRASÍLIA. O ex-diretor de Recursos Humanos do Senado João Carlos Zoghbi, que perdeu o cargo em 16 de março, enfrentará a partir de hoje duas comissões de sindicância interna na Casa. A primeira vai apurar a denúncia publicada no fim de semana pela revista ¿Época¿, que acusa Zoghbi de ter usado sua ex-babá como laranja para receber mais de R$ 3 milhões de empresas contratadas pelo Senado.

Enquanto as investigações não terminarem, ele continuará trabalhando normalmente e recebendo seu salário. Ele está lotado no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).

A segunda investigação será sobre o fato, revelado pelo ¿Correio Braziliense¿, de Zoghbi ter cedido a um filho um imóvel funcional. Zoghbi sequer tinha direito ao imóvel porque morava em residência própria, uma mansão no Lago Sul, bairro nobre de Brasília.

Foi esse o fato que o levou a perder o cargo de diretor.

¿ Ao ser informado no último sábado sobre as novas denúncias contra Zoghbi, determinei a abertura imediata de uma sindicância. As denúncias são muito graves, mas o ex-diretor tem direito de defesa ¿ disse o 1osecretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), por telefone, de Varsóvia, onde representa o DEM num encontro.

O procurador do Ministério Público Federal junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Marinus Marsico, está requisitando documentos para investigar as acusações contra o ex-diretor, e não afasta a possibilidade de entrar no tribunal com uma representação contra ele.

Investigações têm prazo de 30 dias para terminar Marsico disse que, antes de tomar uma decisão, vai analisar se o caso é uma questão administrativa ou também penal.

¿ Se a questão for penal, só o Ministério Público Federal poderá entrar com a ação ¿ explicou Marsico.

Segundo o diretor-geral do Senado, Alexandre Gazzineo, as duas comissões de sindicância já foram designadas.

Uma será coordenada pelo advogado concursado da Casa, José Expedito Andrade Fontes; a outra pelo diretor de Patrimônio, Aluizio Novaes.

O prazo legal da investigação é de 30 dias, a contar a partir de amanhã.

Antes da conclusão das investigações pelas comissões¿ que poderão propor até a demissão por justa causa ¿ Zoghbi não deverá receber qualquer punição, nem será afastado de suas atividades.