Título: PF indicia Dantas, a irmã e mais quatro por cinco crimes
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 28/04/2009, O Globo, p. 11

Procurador: investigados na Satiagraha serão denunciados

SÃO PAULO. O delegado da Polícia Federal Ricardo Saadi, responsável pela Operação Satiagraha, indiciou ontem o banqueiro Daniel Dantas e outros cinco funcionários do Opportunity ¿ inclusive sua irmã, Verônica Dantas ¿ pelos crimes de gestão fraudulenta de instituição financeira, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e empréstimo vedado. Juntas, as penas podem chegar a 33 anos de reclusão.

Hoje o presidente do Opportunity, Dorio Fermann, e os funcionários Humberto Braz, Itamar Benigno Filho e Carlos Rodemburg serão ouvidos por Saadi e também devem ser indiciados pelos crimes. Ontem foram indiciados Dantas, Verônica, Daniele Ninio, Artur Joaquim de Carvalho, Eduardo Monteiro e Norberto Aguiar Thomas.

Defesa se diz prejudicada por documentos não anexados Para o procurador da República Rodrigo De Grandis, o indiciamento é mais um indício da existência dos crimes. Ele descartou a possibilidade de o grupo não ser denunciado à Justiça, mas não quis adiantar se vai oferecer denúncia contra os investigados pelos mesmos crimes apontados pela PF: ¿ É um norte dentro da investigação, e tem muita pertinência com o que foi apurado.

A partir do indiciamento, o Ministério Público tem 15 dias para apresentar a denúncia, mas De Grandis disse que pode demorar um pouco mais.

Dantas e seus funcionários se recusaram a responder às perguntas alegando o direito de permanecer em silêncio.

¿ É incompatível com alguém que se diz inocente não aproveitar a chance de se defender ¿ comentou De Grandis.

O advogado de defesa Andrei Schmidt disse que os investigados só falarão quando todos os documentos apreendidos pela PF forem anexados ao inquérito.

¿Documentos à disposição da PF não foram ainda juntados aos autos, o que impede o exercício da defesa, apesar de o Supremo Tribunal Federal já ter se manifestado no sentido de que tal direito deve ser respeitado na Operação Satiagraha, que muda seu rumo a todo instante. A acusação não garantiu um direito básico dos investigados. Por isso, foi determinado que eles permanecessem em silêncio para não colaborar com esse simulacro de investigação¿, diz nota divulgada pelo advogado.

Para ele, o indiciamento é apenas uma justificativa para pedidos de cooperação internacional.

Recentemente a Corte de Columbia (EUA) determinou prazo até o dia 14 de maio para que autoridades brasileiras justifiquem o bloqueio de cerca de US$ 400 milhões do Opportunity.

No total, o governo brasileiro estima que US$ 2 bilhões pertencentes ao banqueiro foram bloqueados no exterior.

A nota divulgada ontem diz que, semana passada, autoridades dos EUA liberaram recursos do Opportunity Fund, mas não esclarece valores e motivos, segundo o banco por respeito ao segredo de Justiça. A Secretaria Nacional de Justiça, responsável pelo contato com as autoridades dos EUA, o Ministério Público Federal e a PF dizem desconhecer o desbloqueio.