Título: No Brasil, falta de informação nos aeroportos
Autor: Werneck, Antônio; Gomes, Wagner
Fonte: O Globo, 28/04/2009, O Mundo, p. 25

Governo acompanha estado de saúde de 11 pessoas em Rio, Minas, São Paulo, Amazonas, Rio Grande do Norte e Pará

RIO, SÃO PAULO, BRASÍLIA e BELO HORIZONTE. Desorganização e passageiros aflitos foi o que se viu nos aeroportos internacionais brasileiros, no quarto dia após o alerta da gripe suína. No Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, por onde circulam em média cerca de 3 milhões de passageiros por mês, tanto as pessoas que desembarcaram do México como as que seguiam para os EUA reclamaram da falta de informação.

¿ Eu fiquei surpreso. Pensei que fosse chegar aqui e passar por um interrogatório de agentes sanitários; que daria meus telefones e endereço. Não aconteceu nada. Estou cheio de dúvidas ¿ disse o cantor Robson Coccaro, que passou três dias no México.

Somente à tarde, por volta das 13h, os passageiros que desembarcavam no Rio ouviam pelo sistema de som as recomendações da Anvisa. O locutor repetiu o alerta durante toda a tarde, mas somente em português.

A mexicana Patrícia, que preferiu não revelar o sobrenome, também reclamou da falta de informação.

¿ Passei por São Paulo e cheguei ao Rio sem receber nenhuma orientação. Ninguém pegou meus telefones nem o endereço de onde ficarei no Rio. Vou participar de um congresso, passarei uns dez dias aqui e volto ao México depois ¿ afirmou.

Governo ordenou compra de 100 mil máscaras Em São Paulo, somente ontem a Anvisa começou uma operação nos aeroportos para orientar passageiros que chegam ou que vão embarcar para áreas infectadas pelo vírus da gripe suína. Mesmo assim, um folheto distribuído pela manhã com explicações sobre a doença estava escrito apenas em português.

Também não havia no informe uma nova recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que as pessoas com febre superior a 38 graus também passassem por uma análise mais rigorosa.

O resultado foi muita preocupação por parte dos passageiros.

Por iniciativa própria, brasileiros e mexicanos desembarcaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, com máscaras nos voos das companhias Mexicana de Aviação e Aeroméxico.

As máscaras para evitar o contágio foram usadas até por familiares dos passageiros como forma de prevenir uma eventual contaminação. Foi o que ocorreu com a consultora de imagem Ximena de la Parra Barreras, de 23 anos, e seu noivo, o empresário Rodrigo Carnevali Valelongo, de 26 anos.

¿ Estamos preocupados porque as pessoas que estão no avião podem estar infectadas ¿ comentou Rodrigo.

Entre os passageiros que desembarcaram no aeroporto de Guarulhos estava a brasileira Fernanda Menezes, de 35 anos, e seus dois filhos ¿ uma menina de 2 anos e um bebê de 6 meses.

Ela mora na Cidade do México, mas decidiu procurar refúgio da gripe suína no Brasil.

O governo brasileiro anunciou ontem uma série de medidas preventivas contra a gripe suína, que ainda não teve nenhum caso confirmado no país.

A partir de agora, passageiros retornando ao Brasil vindos de EUA, Canadá e México ouvirão um alerta sonoro na aeronave, antes da aterrissagem, sobre a necessidade de informar a autoridade sanitária, ainda no aeroporto, caso estejam sentindo algum dos sintomas da virose (tosse, febre alta e dores musculares).

A Anvisa informou que inspecionará os voos antes do desembarque. Um técnico da Anvisa entrará no avião acompanhado de um médico da Infraero e, com base em informações dos comissários, entrevistará suspeitos da doença.

Quem apresentar sintomas fará exames ainda no avião e deixará a aeronave em uma ambulância rumo um dos 51 centros de referência em epidemiologia que operam em 23 estados.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que está acompanhando o estado de saúde de 11 pessoas no país, embora até agora nenhuma preencha a definição de caso suspeito. Elas viajaram para áreas afetadas pela gripe suína e estão sendo monitoradas. São três em Minas Gerais, duas no Rio de Janeiro, duas no Amazonas, duas no Rio Grande do Norte, uma em São Paulo e uma no Pará.

Uma delas é uma mulher de 44 anos que chegou de Nova York no sábado. Ela chegou ao Brasil com um forte resfriado e ontem foi ao Hospital Copa D¿Or.

A brasileira não teve o nome divulgado.

Ela está internada numa UTI do hospital e isolada por medida de precaução.

O Ministério da Saúde anunciou a compra de um lote emergencial de 100 mil máscaras cirúrgicas para seis aeroportos que recebem voos internacionais.

Também serão distribuídos panfletos. Uma das recomendações é para que os brasileiros usem a máscara durante toda a estada na América do Norte. No folder há um número do Disque Saúde para tirar dúvidas de viajantes (0800-611997).

O diretor da Anvisa, José Agenor Álvares, disse que não há motivo para pânico.

¿ A população tem de ficar tranquila porque o governo está trabalhando, fazendo tudo o que é possível para que isso não entre no Brasil ¿ disse.

Mais cedo, em Manaus, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acalmou a população e fez o sinal da cruz ao dizer que não há casos da doença no país: ¿ Ainda ontem (domingo), dez da noite, recebi telefonema do (ministro da saúde, José Gomes) Temporão, para dizer que essa gripe suína não chegou no Brasil. Temos estoque de remédios pra enfrentar essa situação, mas graças a Deus (faz sinal da cruz) não chegou aqui e espero que não chegue nunca.

Preocupado com uma possível queda no consumo de carne suína, o Ministério da Agricultura divulgou nota esclarecendo que não existe no Brasil registro da doença em humanos. O órgão assegurou que também não há qualquer restrição ao consumo desses produtos.

Casal que veio de Cancún está internado Um casal de brasileiros que passou a lua-de-mel em Cancún, no México, está internado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, com suspeita de ter contraído a gripe suína.

O casal, que mora em Santa Luzia, na região metropolitana, está em uma área isolada. Um homem que estava em Nova York também procurou o Hospital das Clínicas e foi levado também para a área de isolamento.

A Anvisa e a Infraero estão fazendo o rastreamento das pessoas que estavam no voo e estão monitorando os familiares do casal. O material para exame foi levado para a Fiocruz. O resultado deve sair até amanhã.

(*)Do Diário de S. Paulo

COLABORARAM: Eliane Oliveira e Sueli Cotta, da Rádio CBN