Título: Bahia tem 11 entre as piores
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 29/04/2009, O País, p. 3

Nem todos os professores têm formação adequada"

SALVADOR. A Bahia tem 11 entre as 50 piores escolas do país na lista do Enem de 2008. Os piores resultados do exame no estado foram registrados no município de Tucano (a 277 quilômetros de Salvador), pelo Colégio Estadual Heráclides Martins de Andrade, que teve a média 30,13, no segmento Educação de Jovens e Adultos (EJA). São pessoas com idade entre 18 e 45 anos, que estudam à noite e trabalham durante o dia.

A escola, que tem 600 alunos, obteve a 12ª pior nota no país. O fato de os estudantes trabalharem e faltarem frequentemente foi apontado pelo vice-diretor, Ademir Oliveira, como causa determinante para o mau desempenho, além da falta de investimento dos governos. Ele também cita a deficiência de alguns professores.

- Nem todos os professores têm formação adequada. É difícil encontrar professores em algumas disciplinas - diz o vice-diretor.

Para a diretora do Colégio Estadual Dois de Julho, em Salvador, Margaret Gabian, o contexto social é o principal fator para o baixo rendimento. A escola atingiu 36,5 pontos no Enem. Problemas de tráfico de drogas, violência policial e familiar fazem parte do cotidiano dos alunos.

A coordenadora de Avaliação da Secretaria Estadual de Educação, Diana Picolo, disse que os investimentos em educação vêm aumentando, mas os resultados demoram.

Da Agência A Tarde