Título: Em Minas, o melhor colégio público do país
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 29/04/2009, O País, p. 3

No CAP da Universidade de Viçosa, professores fazem a diferença.

BELO HORIZONTE. Em Minas Gerais funciona a escola pública com o melhor ensino médio do país. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa - Coluni -, na Zona da Mata mineira, é o terceiro da lista do MEC. A diretora da instituição, Eunice Bohnnenberger, credita o resultado à estrutura da escola e à qualidade dos funcionários.

- É o resultado de um trabalho de dedicação dos professores, funcionários e, principalmente, dos nossos alunos, que são muito bons. Sempre nos colocam entre os melhores em avaliações e olimpíadas de matemática e física.

Para a diretora, o fator que pode ter feito diferença na avaliação do MEC é a disponibilidade dos professores.

- O professor dá as aulas do dia, mas o restante do tempo fica na escola, atendendo alunos e preparando as aulas seguintes. Ele tem um gabinete de trabalho. Tem monitores também, que são estudantes da universidade que ajudam os alunos do ensino médio - conta Eunice.

Na maior parte das vagas, não há exigência de mestrado ou doutorado, mas a seleção é tão concorrida que os educadores que possuem mais títulos levam a melhor. O salário é de R$2,5 mil para o início de carreira.

Os alunos fazem um vestibular para entrar na escola. Em 2008, cerca de 1.500 candidatos concorreram às 150 vagas.