Título: Das 100 melhores do país, 29 ficam no Rio
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 29/04/2009, O País, p. 3

Minas aparece em 2o- lugar no ranking do Enem, com 23 escolas, e São Paulo apenas em terceiro, com 20.

BRASÍLIA. Das cem escolas com notas mais altas no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2008), 29 são do Rio de Janeiro, inclusive a primeira colocada, o tradicional Colégio de São Bento. Pelo segundo ano consecutivo, o São Bento lidera o ranking, com média de 80,58 pontos na prova objetiva e na redação.

Depois do Rio, Minas Gerais é o estado com maior número de estabelecimentos no topo da lista: 23. São Paulo ficou em terceiro lugar, com 20. Em 12 estados ¿ todos os da Região Norte, dois do Centro-Oeste e três do Nordeste ¿, nenhum colégio obteve pontuação suficiente para figurar entre os cem primeiros colocados.

Três escolas mineiras vêm logo atrás do São Bento. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, na terceira posição, é o líder da rede pública.

Escolas particulares predominam entre as cem melhores: são 83. Das 17 públicas, porém, 15 são federais. As duas únicas estaduais são, no Rio, o Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAP/Uerj); e, em São Paulo, a Escola Técnica de São Paulo.

Ambas fazem vestibulinho para selecionar seus alunos.

O Enem teve 2,9 milhões de participantes em 2008, sendo que 1,1 milhão eram estudantes do ensino médio ¿ os demais já haviam concluído esse nível de escolaridade. Os resultados individuais foram divulgados em novembro. Como o exame é voluntário, a participação de número maior ou menor de alunos pode alterar a média. Na tentativa de minimizar distorções, o Inep só considera estabelecimentos em que pelo menos dez alunos tenham feito a prova e aplica uma fórmula para equalizar os resultados.

Cerca de 20 mil escolas foram avaliadas Das 24.253 escolas com participantes no Enem 2008, 20.174 receberam notas. O Colégio de São Bento foi o único a romper a barreira dos 80 pontos, na escala até 100.

O resultado leva em conta o desempenho na redação e na prova objetiva, que até o ano passado continha 63 questões de múltipla escolha e avaliava prioritariamente a capacidade de raciocínio, sem ênfase em conteúdos do ensino médio.

A lista do Inep apresenta os resultados de três formas: ensino regular, educação de jovens e adultos e ambos. O Colégio Santo Inácio aparece em 7olugar do ranking, com 76,09 pontos, quando consideradas só as turmas do ensino regular, e cai para 11oquando as notas dos alunos de EJA são somadas.

Das 100 maiores notas por estabelecimento de ensino no país, 30 são do Rio. Mas, como o Santo Inácio aparece duas vezes, o número de escolas fluminenses na lista é 29. O Inep divulga também separadamente médias da prova objetiva. Nesse ranking, o São Bento cai para segundo lugar (81,35), perdendo a liderança para o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (82,94).

O Enem não permite a comparação de resultados de um ano para outro ¿ isso mudará a partir das edições de 2009 e 2010. Em 2007, oito escolas do Rio ficaram entre as 20 primeiras, na média da prova objetiva e da redação. Em 2008, foram sete, sendo que o Santo Inácio aparece duas vezes. Os 12 estados sem escolas entre as 100 primeiras são: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará e Tocantins.