Título: Petrobras aumentará dia 1º o preço do combustível de aviação em 6,2%
Autor: Ordoñez, Ramona; Ribeiro, Erica
Fonte: O Globo, 29/04/2009, Economia, p. 24

Medida deve gerar repasse de até 3% para as passagens aéreas, diz fonte.

RIO e DALLAS, Texas. A Petrobras vai aumentar em 6,2% os preços do QAV (combustível de aviação) no dia 1º de maio. A informação foi dada ontem pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, ao explicar que as mudanças nos preços do QAV seguem uma fórmula que leva em conta diversos fatores, como preços internacionais do petróleo e do próprio combustível no mercado internacional. Segundo uma fonte do setor, o repasse do reajuste para os preços das passagens ocorrerá provavelmente já nos primeiros dias de maio e ficará em torno de 2% a 3%.

Este será o primeiro aumento de preços do QAV neste ano. De janeiro a abril, o preço do combustível acumulou uma queda de 29%.

- O QAV vai aumentar porque segue uma fórmula que leva em consideração uma série de critérios no mês. Mas nos últimos tempos o acumulado foi de queda de preços - explicou Costa.

Gripe suína pressionará para baixar preços internacionais

Já o diretor de Relações Institucionais da Gol, Alberto Fajerman, não crê em repasse agora para as passagens aéreas:

- É algo que atrapalha, mas não aumenta as tarifas a curto prazo - disse ele.

TAM e Webjet informaram ontem que não repassarão os reajustes para as passagens. Já a OceanAir preferiu não comentar o reajuste.

Num movimento inverso, analistas internacionais acreditam que o surto de gripe suína poderá gerar uma brusca retração dos preços do QAV, reeditando a queda vertical de até 40% ocorrida no início de 2003, quando o tráfego aéreo diminuiu devido à epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, pelas iniciais em inglês).

O QAV caiu para US$26,15 o barril em abril de 2003, ante os US$43,35 com que fora negociado em fevereiro daquele ano, segundo dados da Bloomberg. As viagens para a Ásia caíram 51% em maio de 2003 contra o mesmo mês de 2002, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, pelas iniciais em inglês), sediada em Genebra. A Sars matou 770 pessoas, sobretudo na Ásia. A gripe suína contaminou pelo menos 40 pessoas nos EUA e matou 149 no México:

- Isso vai apenas reforçar o módulo em que todos estamos, que é evitar viagens a não ser as absolutamente necessárias - disse David Kirsch, analista da consultoria PFC Energy, sediada em Washington.

Segundo o diretor de Abastecimento da Petrobras, os preços do óleo combustível usado pelas indústrias e que tem como competidor direto o gás natural não terá qualquer reajuste de preços nos próximos dias. Segundo Costa, no caso do óleo combustível, os preços seguem tendência dos mercados interno e internacional.

- Não tem nenhuma previsão de ajuste de preços do óleo combustível nas próximas semanas, nem para cima, nem para baixo. Hoje os preços do óleo combustível estão totalmente compatíveis com os do mercado internacional - disse Costa.

Costa disse ainda que a Petrobras voltará a atuar no segmento de mineração. O diretor anunciou ontem que no início do próximo mês a companhia lançará proposta no mercado para empresas interessadas em desenvolver projeto de exploração de uma mina de potássio em Nova Olinda, no Amazonas.

(*) Com Bloomberg News

oglobo.com.br/blogs/adriano