Título: MP pede explicações sobre passagens
Autor: Colon, Leandro
Fonte: Correio Braziliense, 27/03/2009, Política, p. 5
O Ministério Público Federal no Distrito Federal pediu explicações ao Senado sobre os gastos com passagens aéreas dos senadores. O pedido foi encaminhado ao primeiro-secretário da Mesa Diretora da Casa, Heráclito Fortes (DEM-PI), e à senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), suspeita de ter usado em março parte da cota de passagens para custear a viagem de sete parentes, amigos e empresários do Maranhão para Brasília.
A procuradora da República Anna Carolina Resende Maia, que conduz a investigação, quer saber como é feita a prestação de contas das verbas indenizatórias para a compra de passagens aéreas. Ela perguntou a Roseana se a senadora ofereceu sua cota para terceiros. Heráclito e Roseana têm 10 dias úteis, a partir do recebimento do ofício da Procuradoria, para fornecer as informações solicitadas. Na semana passada, a senadora disse por meio de sua assessoria que nenhum dos integrantes da lista de supostos beneficiados com as passagens viajou à custa do Senado.
Resolução editada pelo Senado em 1998 regulamenta a utilização das passagens aéreas pelos parlamentares. O texto, porém, não estabelece restrições para o uso das passagens somente pelos senadores. A resolução detalha apenas como as passagens devem ser utilizadas, com trechos para os estados de origem e para o Rio de Janeiro, antiga capital do país.