Título: OMS quer governos preparados para pandemia
Autor: Berlinak, Deborah
Fonte: O Globo, 29/04/2009, O Mundo, p. 30

Sete países já apresentam casos confirmados da gripe suína e doença chega a Oriente Médio e Oceania

GENEBRA. A Organização Mundial de Saúde (OMS) começou a se preparar para um cenário de pandemia, ao mesmo tempo em que tenta conter a escalada do vírus da gripe suína, que continua a se espalhar por vários países. Foi o que disse ontem o diretor-geral assistente da organização, Keiji Fukuda.

¿ Estamos antecipando as necessidades, especialmente de países em desenvolvimento e pobres ¿ disse Fukuda, acrescentando que os países mais pobres são ¿desproporcionalmente¿ atingidos. ¿ Os países devem se preparar o máximo possível para uma pandemia.

Um porta-voz da organização, Dick Thomson, disse que a OMS prepara guias para os países mais pobres e vulneráveis enfrentarem a situação e está pronta a equipar o serviço médico destas nações. Há estoque suficiente de Tamiflu e medicamentos, garantiu.

Casos dos EUA poderiam elevar nível de alerta A OMS esperava ontem a confirmação formal dos Estados Unidos de que o vírus está se propagando significativamente entre pessoas de uma comunidade ¿ o que seria mais um passo na direção da pandemia.

¿ Se tivermos uma confirmação dos EUA ou do Canadá, poderíamos passar para o nível 5 (de alerta) ¿ disse o porta-voz da OMS, Gregory Hartl.

A organização manteve ontem o nível 4, de uma escala de 6. Segundo a OMS, há 79 casos confirmados. Mas os números, de acordo com os próprios países, seriam bem maiores.

Só os EUA já contabilizam 65; o Canadá elevou para 13; o Reino Unido tem 2; a Espanha 2, com o vírus confirmado agora na Oceania e no Oriente Médio: 14 na Nova Zelândia e 2 em Israel. O México, onde a doença surgiu, rebaixou os casos confirmados para sete, embora as próprias autoridades admitam que o vírus possa ter causado 151 mortes.

Mais de duas mil pessoas são suspeitas de estarem infectadas no país. Outros 20 países monitoram casos suspeitos.

Para Fukuda, o caso dos estudantes de Nova York ainda não configura pandemia: as vítimas foram infectadas numa escola, lugar onde gripes se propagam com facilidade. Para ser considerado pandêmico, o vírus teria que infectar famílias ou comunidades inteiras em vários países.

¿ Ainda é cedo para dizer que isso é inevitável ¿ disse.

Vírus pode levar meses para desaparecer A OMS não sabe explicar ainda por que no México a gripe atinge mais severamente as pessoas do que em outros lugares.

A organização diz também que é cedo para saber sobre a origem do vírus. Mesmo que a gripe pare de se alastrar agora, levaria meses até poder-se decretar o desaparecimento do vírus, já que gripes têm picos.

Segundo Fukuda, a gripe suína pode ser uma pandemia mais suave. Mas lembrou que a gripe de 1918 (a Espanhola) também começou suave, mas acabou matando milhões de pessoas.

Os laboratórios nos EUA e no Reino Unido já estão trabalhando no desenvolvimento de uma nova vacina. Outro ponto importante: não há contaminação comendose carne de porco.

¿ Gripes se movem de forma que não podemos prever ¿ alertou.