Título: A Agência Brasil e a doença da ministra
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 30/04/2009, O País, p. 11

Site oficial divulgou que Dilma fazia exames em SP ontem, mas Casa Civil negou.

BRASÍLIA. Responsável pela divulgação das atividades do governo, a Agência Brasil veiculou ontem a notícia de que a ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, havia se submetido, de manhã, a exames médicos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

A informação foi reproduzida por vários sites, mas Dilma, segundo a Casa Civil, estava em Brasília, trabalhando no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), desde o início da manhã.

A Agência Brasil se referiu inclusive a um boletim médico do hospital Sírio-Libanês. Mais tarde, a agência retirou a nota do ar e explicou que se tratava do boletim do sábado passado, quando a ministra anunciou, em São Paulo, que se submeteria a sessões de quimioterapia para tratamento de um linfoma.

A notícia entrou no ar no início da tarde, quando a ministra estava reunida com o diretor da Alcântara Cyclone Space, Roberto Amaral, e o diretorgeral da Agência Nacional Espacial da Ucrânia, Oleksandr Zinchenko, para tratar da construção da base de lançamento de foguetes no Brasil.

A Casa Civil desmentiu a informação, e a Agência Brasil divulgou nova nota, em que admitia o erro e dizia que a ministra não esteve em São Paulo, mas permaneceu em Brasília durante todo o dia de ontem. Segundo a nota de correção, a notícia ficou disponível na página da Agência Brasil das 14h22m às 16h45m.

Um dia após uma maratona de eventos em Manaus, a ministra Dilma chegou ontem ao trabalho por volta das 9h30m, para uma reunião com técnicos do Ministério do Esporte sobre a campanha para o Rio sediar as Olimpíadas de 2016.

À tarde, Dilma participou de audiências com o presidente Lula e com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, sobre energia. Ela tratou também com o presidente de medidas do programa habitacional do governo.

Na primeira semana de trabalho depois que tornou público seu tratamento médico, a ministra trabalhou apenas um dia em seu gabinete em Brasília. Na segunda-feira, ela acompanhou Lula em viagem a Manaus, onde permaneceu na terça, para uma reunião de balanço do PAC na região.

O encontro se transformou num grande evento político em defesa de sua candidatura. Hoje e amanhã, a ministra acompanhará Lula em uma série de compromissos no Rio, que vão de eventos sobre a Olimpíadas de 2016 a discussões sobre a exploração de petróleo no pré-sal.