Título: Lula tabela com Pelé no campo olímpico da Rio 2016
Autor: Nogueira, Claudio; Daflon, Rogério
Fonte: O Globo, 30/04/2009, Rio, p. 15

Presidente e ex-craque receberão membros do COI em jantar.

Pelé entra hoje em campo para defender a candidatura do Rio aos Jogos de 2016 junto à Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI), que começou com uma visita de inspeção no último dia 27 e terminará no sábado. O rei do futebol sobe o Morro da Urca à noite para fazer uma espécie de tabela com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva num jantar em homenagem aos membros do COI. À tarde, Lula também visitará os integrantes do COI, no Hotel Copacabana Palace. Pelé participará amanhã do evento no qual os membros do COI vão conhecer instalações esportivas.

Ele também estará no Maracanã à espera da comissão.

Hoje, no segundo dia de sabatina, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que luta contra um linfoma, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, defenderão a candidatura do Rio. A explanação de Dilma, às 10h, será seguida pela de Meirelles.

Política e imigração na sabatina de hoje Os temas a serem discutidos hoje são: cenário político, aspectos legais, formalidades e vistos de imigração, finanças e marketing. Ontem, os temas foram: visão e conceito dos Jogos; meio ambiente, esporte e instalações, Vila Olímpica, acomodações e transporte.

No primeiro dia de sabatina, o prefeito Eduardo Paes teve a certeza de que os membros do COI se sensibilizaram com a velejadora Isabel Swan, que discorreu sobre a Vila Olímpica a ser construída, junto com a Vila Paraolímpica, na área da antiga Cidade do Rock, na Barra, e que terá até praia particular.

¿ Ao falar, ela se emocionou e não deixou só os brasileiros emocionados. O pessoal do COI também ¿ disse Paes.

Estavam à mesa do salão nobre do Copacabana Palace, além do prefeito, o governador Sérgio Cabral e os ministros de Esportes, Orlando Silva, e das Cidades, Márcio Fortes. Cabral contou que, numa das apresentações, foi mostrado um mapa do mundo, realçando continentes que já sediaram os Jogos.

¿ Havia a Oceania, a América do Norte, a Europa, todos continentes que já receberam as Olimpíadas. Já a América do Sul nunca recebeu ¿ disse Cabral.

O ministro do Esporte ressaltou que, além dos projetos, haverá um toque de emoção para influenciar os membros do COI.

¿ Se o Barack Obama disse na reunião do G-20 que o Lula é o cara, nós temos de mostrar ao COI que o Brasil é o país e o Rio é a cidade ¿ disse Orlando, que não teme que o Brasil seja visto com preconceito por estar no Terceiro Mundo: ¿ Preconceitos se combatem com argumentos. O Brasil é a única das dez maiores economias do mundo que nunca realizou os Jogos. O país é um dos cinco maiores mercados publicitários do mundo e nele atuam 400 das 500 maiores multinacionais. Isto dá mostra de sua capacidade.

João Havelange faz discurso pela candidatura Já o ministro das Cidades, Marcio Fortes, ressaltou a parceria dos três níveis de governo no apoio à candidatura: ¿ É um projeto nacional fazer do Rio a sede dos Jogos de 2016 ¿ enfatizou.

Em francês, o presidente de honra da Fifa, João Havelange, integrante mais antigo do COI, observou: ¿ Com a minha idade, infelizmente já não tenho ambições esportivas. Mas tenho um desejo, que é oferecer ao Brasil e à América do Sul a organização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.