Título: Ministro quer convidar Lula para comer porco
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 30/04/2009, Economia, p. 26

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode se tornar uma espécie de garotopropaganda da carne suína brasileira, caso surja uma crise de confiança no consumo do produto, devido à propagação da gripe que surgiu no México e já atinge outros países. Segundo o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, se for preciso, ele convidará o presidente para comer carne de porco em um restaurante de Brasília, na tentativa de transmitir segurança à população.

¿ Se for necessário, convido o presidente Lula para comer carne suína em algum restaurante ou posso preparar um porco no rolete ¿ disse, referindo-se a um prato típico de seu estado natal, o Paraná.

Stephanes disse que, a partir de hoje, o governo brasileiro encaminhará aos principais países importadores de carne suína e derivados ¿ entre os quais Rússia, Japão e China ¿ um documento técnico, atestando a qualidade da carne do Brasil.

O ministro também apoiou a reclamação dos produtores, que rechaçam a expressão ¿gripe suína¿ para classificar a doença. Disse que prefere chamála de ¿gripe mexicana¿: ¿ Sigo o princípio de que a denominação da doença deve levar em conta de onde ela surgiu.

E foi no México ¿ disse.

Ele disse não ter tido notícias de queda no consumo ou na cotação do produto no mercado internacional. Para ele, o que existe hoje é uma reação nervosa e emocional.

O secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Welber Barral, disse ontem que a instituição investigará denúncia de fraude na importação de leite em pó proveniente da Argentina, apresentada pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que pede o cancelamento, por 60 dias, da licença automática de importação do produto: ¿ Implementaremos as medidas que forem necessárias para averiguar essa denúncia e, se necessário, poderemos implantar licenças não-automáticas para verificar a origem desse produto.