Título: Lula: Não acho crime deputado dar passagem
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 02/05/2009, O País, p. 3

Presidente diz que, quando deputado, também ofereceu bilhetes para viagens de sindicalistas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou ontem o escândalo da farra de passagens aéreas na Câmara. Durante seu discurso na inauguração de uma unidade da Rede Sarah, no Rio, e na entrevista coletiva após o evento, Lula criticou o excesso de atenção da imprensa ao tema. E disse ainda que, na época em que foi deputado, utilizou passagens de seu gabinete para que representantes de centrais sindicais pudessem ir a Brasília.

- Não acho um crime um deputado dar uma passagem para um dirigente sindical ir a Brasília. Muitas vezes, quando era deputado, convoquei dirigentes da CUT, de outras centrais sindicais, para reuniões, com passagens do meu gabinete. Graças a Deus, nunca levei nenhum filho meu para viajar para a Europa, mas qual é o crime de um deputado levar a mulher para Brasília? Acho que vocês dão dimensão demais a uma coisa que pode ser resolvida pela própria Mesa. Fico angustiado, porque temos de discutir temas importantes para o país - disse o presidente na entrevista coletiva.

"Todo político tem passagem para o Rio"

Apesar das críticas dadas à cobertura do tema, durante o discurso de inauguração do Centro Internacional Sarah de Neurorreabilitação e Neurociências do Rio, Lula fez uma primeira referência irônica às passagens dos deputados, arrancando risos no auditório:

- Seria importante que todas as pessoas viessem visitar o Sarah, viessem fazer política no Rio. E não sei por que, mas todo político, do país inteiro, tem passagem para o Rio. Então, seria importante que todos gastassem a passagem vindo para a cidade visitar o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, tomar um banho em Copacabana, em Ipanema, e depois dar uma passada aqui no Sarah para ver que coisa extraordinária nós estamos oferecendo ao povo brasileiro.

Após o tom irônico, no entanto, o presidente usou o termo "hipocrisia" para definir as reações à farra das passagens, na carona de críticas ao aumento dos gastos públicos pela União:

- No Brasil, vou criar o Dia da Hipocrisia. Muitas vezes você contrata um médico para trabalhar aqui por R$10 mil, dizem que é muito, é marajá. É sempre como se tivéssemos que comer comida de terceira categoria, se tivéssemos de ir todos à xepa da feira. E nós da classe política temos responsabilidade porque nivelamos por baixo o debate. Estou vendo agora a hipocrisia na questão das passagens na Câmara. Faça um levantamento na História da Casa e veja se algum dia foi diferente. Sempre foi assim. Não sei por que as pessoas não têm coragem de assumir as coisas como elas são e se propor a mudar.

No fim do discurso, Lula disse que é "delicadíssimo" um deputado dar passagens para um parente ir à Europa, mas voltou a minimizar os casos:

- É óbvio que o cidadão ficar guardando passagem para viajar para a França é delicadíssimo, mas, levar a mulher para Brasília, não vejo o crime que as pessoas estariam cometendo. Se esse for o mal do Brasil, o Brasil não tem mal.

Esta semana, a Câmara oficializou cortes e o veto ao uso da cota de passagens para familiares e amigos de parlamentares. O presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), assinou a criação de uma comissão de estudo para a modernização da estrutura do mandato parlamentar, que terá 30 dias para fazer um pente-fino em todos os benefícios custeados pelo dinheiro público.