Título: Dia do Trabalho: shows em SP, protestos em MG
Autor: D'Ercole, Ronaldo; Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 02/05/2009, O País, p. 8

Comemorações das centrais sindicais reúnem milhões de pessoas; diminui a participação de políticos nas festas.

SÃO PAULO e BELO HORIZONTE. O Primeiro de Maio foi comemorado em São Paulo com multidões reunidas em três regiões da cidade para assistir a shows com artistas e discursos de sindicalistas. Em Marina, cidade histórica do interior de Minas, cerca de três mil trabalhadores do setor de extração de minério, um dos mais atingidos pela crise econômica, aproveitaram a data para protestar contra o desemprego. E, mesmo com chuva, cerca de 10 mil pessoas participaram de tradicional caminhada até Juazeiro do Norte, no Ceará. No Rio, a festa, também com chuva, ocorreu na Quinta da Boa Vista.

A Força Sindical levou cerca de 1,5 milhão de pessoas ao Campo de Bagatelle, na zona norte de São Paulo, segundo a Polícia Militar. As comemorações contaram com shows que iam do sertanejo aos hinos de louvor do padre Marcelo Rossi. Enquanto isso, a Força cobrava mais empregos e juros menores no país. Com a palavra emprego escrita em português, inglês e espanhol nas camisetas amarelas, os sindicalistas pouparam críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e destacaram em seus discursos que a origem da crise econômica é internacional.

CUT comemora na capital e cidades do interior e do ABC

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), maior central sindical do país, descentralizou a festa comemorando em dois locais em São Paulo e em várias cidades do interior e do ABC paulista. Em Cidade Ademar, na zona sul da capital, a CUT também promoveu shows com artistas, atos políticos. Foi oferecido prestação de serviços de cidadania à população.

O tom ameno das críticas deixou confortável o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que foi ao evento da Força Sindical representando Lula:

- Vim representar o presidente e dizer que nós brasileiros precisamos ter muita fé no nosso país. Apesar da crise, que não foi feita pelo Brasil, nós estamos superando.

O presidente Lula deveria fazer um pronunciamento ao vivo, por um telão, mas um problema técnico no link direto do Rio, onde ele estava, não permitiu a transmissão. Convidada para o evento, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, enviou uma mensagem que foi lida por um dos sindicalistas.

Protógenes é convidado da Força Sindical

O delegado federal Protógenes Queiroz foi uma espécie de convidado de honra da Força Sindical. A central é presidida pelo deputado Paulinho (PDT-SP), que no ano passado foi citado como principal envolvido em um suposto esquema de favorecimento de empresas e prefeituras com empréstimos do BNDES, durante a operação Santa Teresa, da própria PF.

Além da descentralização, a CUT mudou também a a característica da comemoração, com mais shows e poucos políticos no palanque. Os discursos foram intercalados com os shows artísticos. Entre as apresentações dos cantores, discursaram o prefeito Gilberto Kassab (DEM), o deputado Ricardo Berzoini (SP), presidente do PT, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e diversos sindicalistas.

Na festa em Cidade Tiradentes, na Zona Sul de São Paulo - a outra foi no Itaim Bibi, na Zona Leste - a CUT instalou 20 estandes para prestar serviços de cidadania à população. As cerca de 100 mil pessoas que, segundo os organizadores, passaram pelo local tiveram acesso gratuito a serviços para fazer documentos, exames de saúde, além de cabeleireiro, massagem, entre outros.