Título: O fim do complexo de vira-latas
Autor: Passos, José Meirelles; Rangel, Juliana
Fonte: O Globo, 02/05/2009, Economia, p. 17
Lula defende produção nacional
Eufórico, como a grande maioria dos presentes ao evento da Petrobras, o governador do Rio, Sergio Cabral, afirmou que a descoberta do pré-sal tornou-se mais um fator proporcionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reforçar a autoestima dos brasileiros.
- Ele acabou com qualquer tipo de viralatice no Brasil. Aquilo de achar que aquilo que se faz lá fora é melhor do que o que se faz aqui dentro está encerrado - afirmou, referindo-se à celebre afirmação do escritor Nelson Rodrigues de que o brasileiro sofre do complexo de vira-latas.
Lula, em seguida, disse que de fato está vendo ressurgirem "brasileiros que acreditam no Brasil", mas insistiu que os pais façam com que seus filhos amem o país:
- O país desaprendeu a gostar dele. Nós desaprendemos a gostar de nós. Ou seja, é o cinema estrangeiro que é melhor, é a música estrangeira que é melhor, é a roupa que é melhor, é a cerveja que é melhor, é o petróleo que é melhor. Não é possível que um país possa crescer se não acredita em si próprio.
Bem-humorado Lula fez piada sobre si próprio:
- A tirada de primeiro barril de petróleo do pré-sal tem o significado de uma transcendência incomensurável. Vocês gostaram? "Transcendência incomensurável" junto? Nem eu estou acreditando que sou eu. Eu já falei concomitantemente. Daqui a pouco eu vou falar en passant, condição sine qua non. Para quem tomou posse falando "menas laranjas", tá chique, não?