Título: No Maranhão, 59% da população vivem do programa
Autor: Garrone, Raimundo
Fonte: O Globo, 03/05/2009, O País, p. 5

É o estado com o maior percentual de pessoas atingidas pelo benefício; em São Luís, cobertura chega a 30%

SÃO LUÍS. Com nove filhos, o marido e o cunhado que vivem de bicos, Maximiliana Seguins, de 38 anos, garante o café da manhã de todos com os R$ 152 mensais do Bolsa Família.

¿ Ainda dá para garantir o almoço nos primeiros dias, depois a gente junta daqui, junta dali e vai se virando. Às vezes consigo até aviar (comprar fiado) na quitanda ¿ diz a dona de casa, enquanto aparta uma briga entre Pedro e Levi, os dois mais novos, de 3 e 2 anos, que disputavam um pedaço de picolé.

Maximiliana ajuda a vizinha tomando conta de Alana, de 1 ano e 4 meses: ¿ Todos se ajudam. Caso contrário, não havia como sobreviver.

Morando num casebre no bairro do Jaracati, invasão encravada no mangue e próxima ao maior shopping da capital, a família ainda consegue algum peixe para as raras refeições.

Ela entrou para o Bolsa Família há quatro anos, quando seus dois filhos mais velhos vendiam suquinho nas ruas de São Luís e foram encontrados por assistentes sociais, que conseguiram cadastrar a família no programa.

¿ Hoje estão todos na escola, onde espero que possam conseguir um futuro melhor ¿ diz.

Dona Maximiliana não tem expectativas de deixar de precisar do auxílio do governo, pois, com tantos filhos, seria necessário um salário bem superior do que o mínimo, que o marido, Luís Silva Diniz, já chegou a ganhar como auxiliar de serviços gerais.

No Maranhão, os 217 municípios são atendidos pelo programa, que beneficia 753.512 famílias, atingindo mais de seis milhões de pessoas ¿ em todo o estado, o programa alcança 59,1% da população.

Apenas em São Luís, a capital, o Bolsa Família beneficia 71,7 mil famílias, o equivalente a mais de 30% da população