Título: Suspeito de usar laranja, Zoghbi acusa Agaciel
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 03/05/2009, O País, p. 9

Segundo denúncia, ex-diretor seria sócio de terceirizadas

BRASÍLIA. Acuado por denúncias de envolvimento com empresas terceirizadas na concessão de empréstimos consignados, que lhe permitiram aumentar seu patrimônio, o ex-diretor de Recursos Humanos do Senado João Carlos Zoghbi decidiu abrir o verbo e arrastar para o centro das atenções o ex-diretorgeral da Casa Agaciel Maia, que deixou o cargo após a revelação de que possui uma mansão em nome de seu irmão.

Em entrevista à revista ¿Época¿ desta semana, Zoghbi e sua mulher, Denise, acusam Agaciel de ser o ¿dono do Senado¿ e de manter um esquema com terceirizadas.

Sem apresentar provas, dizem que Agaciel dividia com ex-primeiros-secretários da Casa os lucros obtidos irregularmente.

O casal afirma que Agaciel usaria o nome de irmãos para que empresas suas fossem subcontratadas por prestadoras de serviço do Senado.

Segundo o casal, o ex-diretorgeral estaria milionário e teria vários bens, como apartamento em Natal, fazenda no interior do Rio Grande do Norte e várias casas em Brasília no nome dos irmãos: ¿Ele é sócio de todas as terceirizadas¿, diz Denise.

De acordo com o casal, haveria fraudes em vários setores do Senado, como comunicação social, transporte, segurança, taquigrafia e no Interlegis, um programa desenvolvido para modernizar e integrar os poderes legislativos federais, estaduais e municipais. João Carlos afirma que Robson Tuma, filho do senador Romeu Tuma (PTB-SP), que foi primeiro-secretário da Casa, agiria no esquema. Tuma e Robson negaram as acusações.

Senado decide se abrirá nova sindicância O senador Efraim Morais (DEM-PB) negou envolvimento com supostas irregularidades cometidas por Agaciel. Disse que as palavras de Zoghbi e Denise devem ser vistas com cautela, depois das denúncias de que ambos utilizaram o nome de uma ex-babá como laranja.

O primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEMPI), disse que vai investigar as denúncias e decidir se abre nova sindicância. Heráclito afirmou que não pode avaliar o fato apenas com base nas acusações sem provas de Zoghbi, mas que os fatos são novos e merecem ser investigados.

¿ É preciso ver o fundamento das acusações. Não posso tecer comentários enquanto não tiver os fatos em mãos. Tenho que me basear no resultado das sindicâncias.

Ele disse que a Polícia Federal e o Ministério Público, que investigam Agaciel Maia desde 2007, deveriam ajudar o Senado a apurar as denúncias: ¿ Está na hora de apresentarem resultados e ajudarem.

O GLOBO não conseguiu localizar o casal Zoghbi nem Agaciel Maia.