Título: Rotina mantida, apesar do tratamento
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 03/05/2009, O País, p. 12

Ministra pretende continuar viajando para divulgar o PAC.

BRASÍLIA. Uma semana após anunciar ao país que enfrentará quatro meses de tratamento contra um câncer, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, procurou manter a rotina de trabalho, mas admitiu a interlocutores que a doença a obrigou a refletir sobre sua vida. Dilma tem demonstrado serenidade e tranquilidade no enfrentamento do problema, mas vem repetindo que a descoberta do linfoma mostrou que ela, a exguerrilheira que enfrentou horrores, está longe de ser onipotente.

A fragilidade eventual não significa que ela vá abrir mão de seus planos, inclusive a provável candidatura a presidente da República. Para aliados e amigos que estiveram com ela na última semana, a disposição de Dilma de ser candidata só aumentou, e o drama vivido a aproxima mais da população.

No meio da turbulência, além de manter uma agenda de trabalho superior a 12 horas diárias, Dilma tem procurado cuidar da saúde e também da aparência. No sábado passado, antes de ir para São Paulo, onde anunciou a doença, fez questão de passar no cabeleireiro para arrumar o cabelo e fazer maquiagem. E no único dia da semana que despachou em Brasília, saiu um pouco mais cedo do gabinete e foi ao salão, antes da viajar para o Rio.

Quando está em Brasília, ela mantém a rotina de caminhar no início da manhã por cerca de uma hora.

¿ A ministra está tranquila e muito confiante.

Sabe exatamente os medicamentos que vai tomar, e como se comportarão os glóbulos brancos durante o tratamento. Ela estudou tudo. Mas o importante é que o aspecto espiritual também está muito bem ¿ disse o líder do PTB no Senado, Gim Argello (DF), que costuma encontrar a ministra nas caminhadas no Lago Sul.

Logo após ficar sabendo do diagnóstico de câncer, a ministra fez questão de avisar a seus parentes e teve especial preocupação com a reação da filha, a advogada Paula Rousseff Araújo. Dilma conversou por telefone com o ex-marido Carlos Araújo e pediu que ele fosse até a casa da filha para apoiá-la, quando recebesse a notícia.

Nas andanças pelo país na semana passada, a ministra experimentou a solidariedade da população, especialmente das mulheres.

Recebeu flores, receitas de tratamento caseiro e muitas mensagens de solidariedade.

A primeira sessão de quimioterapia deverá ocorrer no próximo sábado. Dilma quer marcar as sessões sempre para os sábados, para ter horas a mais de descanso, sem prejudicar a agenda de trabalho. Ela não pretende abandonar as reuniões de balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no estados. A próxima deverá ocorrer dia 14 ou 15 de maio, mas não está decidido o estado.