Título: COI elogia Lula e a sincronia a favor do Rio
Autor: Nogueira, Cláudio
Fonte: O Globo, 03/05/2009, Rio, p. 25

Presidente da comissão afirma não ter visto nada de negativo, mas um grande sonho de realizar os Jogos

Presidente da comissão de avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI), a ex-atleta marroquina Nawal El Moutawakel apontou o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a sincronia da União com os governos estadual e municipal como principal trunfo do Rio na disputa pela vaga de cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Ao falar ontem à tarde pela primeira vez à imprensa, Nawal disse não ter visto nada de negativo durante a visita à cidade: ¿ Encontramos aqui o sonho de uma cidade e de um país em realizar os Jogos Olímpicos ¿ disse.

Ao lado do diretor executivo dos Jogos, o suíço Gilbert Felli, a ex-atleta elogiou as instalações visitadas, entre elas o Maracanã e o Engenhão, além de acrescentar como pontos positivos da proposta brasileira a inclusão social dos jovens e o fato de o país sediar a Copa de 2014. Nawal, que conquistou medalha de ouro na Olimpiadas de Los Angeles, em 1984, disse ainda ter ficado emocionada com o alto nível técnico apresentado por atletas e paraatletas durante a visita do COI.

Na avaliação de Nawal e Gilbert Felli, a realização da Copa no Brasil servirá como mais um teste. Gilbert lembrou que o México, a Alemanha e os estados Unidos já sediaram Olimpiadas e Copas do Mundo num curto espaço de tempo: ¿ Esse é um aspecto positivo já que parte das instalações e da infraestrutura empregada na Copa servirá também aos Jogos Olímpicos ¿ frisou o suíço.

Apesar dos muitos elogios, inclusive aos integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro, Nawal e Gilbert evitaram falar em favoritos: ¿ Não vamos fazer comparações com as cidades já visitadas pela comissão (Tóquio e Chicago) ¿ disse Nawal.

Com relação aos quesitos transporte, segurança pública e garantias financeiras, Nawal disse acreditar na proposta apresentada pelas autoridades, principalmente por Lula.

Segundo a ex-atleta, os 17 temas tratados na visita são satisfatórios.

Nawal chegou a citar como bom exemplo a política de segurança implementada no Morro Dona Marta, em Botafogo.

A violência urbana e a segurança, temas problemáticos da candidatura Rio 2016, foram assuntos da pauta da comissão do COI ontem pela manhã.

Em sabatina no Hotel Copacabana Palace, o secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, afirmou que Nawal El Moutawakel recomendou que o Brasil divulgue melhor, em âmbito internacional, os bons resultados obtidos na área de segurança.

¿ A presidente disse que as notícias sobre o Brasil no exterior são, em geral, negativas.

Ela nos fez o desafio de divulgarmos mais plenamente (no exterior) as coisas boas que fizemos (na área de segurança) ¿ relatou Balestreri.

Os responsáveis pela candidatura brasileira, no entanto, consideraram positiva a sabatina.

A reunião se estendeu por uma hora além do previsto, o que parece indicar uma preocupação dos avaliadores com o tema. Balestreri argumentou, porém, que as respostas dadas foram bem recebidas pela comissão.