Título: Brasil: suspeitos já são 14
Autor: Achenbach, Joel; Brown, David
Fonte: O Globo, 03/05/2009, O Mundo, p. 40

Nova metodologia dobra o número em 24 horas.

BRASÍLIA, CIDADE DO MÉXICO e GENEBRA*. Dobrou de 7 para 14 o número de pessoas suspeitas com sintomas da gripe suína no Brasil, de acordo com o novo boletim divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. O governo decidiu mudar os critérios para classificar alguém suspeito em função do aumento do número de países e de regiões afetadas que já registravam presença do vírus. O número de monitorados, porém, reduziuse de 41 para 37. O diretor de Vigilância Epidemiológica do ministério, Eduardo Hage, informou que nenhum dos 14 suspeitos está num quadro clínico grave e que todos esses casos são de pessoas provenientes de países com presença do vírus Influenza A (H1N1).

Pelos novos critérios, o Ministério da Saúde passou a contabilizar também como monitorados aqueles que venham de uma área sem ocorrência da doença, mas que apresentem algum sintoma. Até ontem, eram considerados em monitoramento apenas os viajantes de países afetados pelo vírus.

Ainda assim, o número de monitorados caiu. Do total dos 41 que estavam nessa situação, 38 foram descartados. Mas, por outro lado, novos casos surgiram e o número hoje é de 37. Entre os 14 suspeitos, São Paulo registra o maior número de registros, com seis pessoas nessa condição. O Rio aparece em seguida, com quatro casos, um a mais que Minas Gerais, três registros.

Eduardo Hage repetiu o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que disse ser inevitável a confirmação da nova gripe no Brasil, e disse que o país vai, sim, detectar o vírus.

¿ Cada vez aumenta o número de países e de áreas afetadas e, seguramente, teremos casos da doença e vamos trabalhar para impedir sua expansão no Brasil ¿ disse Hage.

No exterior, o grande aumento do número de casos confirmados da gripe suína (agora chamada pela OMS de gripe A H1N1) no México e o registro dos primeiros casos na Itália, na Costa Rica e na Irlanda levou a OMS a advertir ontem que não é hora de relaxar. O diretor de Alerta Global da organização, Michael Ryan, disse será ¿imprudente países assumirem agora que o novo vírus é brando¿ por estar matando pouco até agora.

¿ Vírus são imprevisíveis ¿ ressaltou.

A OMS informou que começou a enviar 2,4 milhões de doses do medicamento Tamiflu para 72 países, entre eles o México. Quase todos são países muito pobres, e vão receber o tratamento antigripe como prevenção.

Apesar de o vírus continuar a se espalhar, a OMS não aumentou o nível de alerta de 5 para 6 ¿ o que indicaria uma pandemia. Por um motivo: o contágio continua concentrado numa única região, a América do Norte.

¿ Não temos evidência ainda de que (o vírus) esteja se espalhando em comunidades de forma sustentável fora da América do Norte ¿ explicou Ryan, que insistiu na probabilidade de uma pandemia. ¿ Temos de estar preparados.

México tem avaliação mais otimista Preocupada com a disseminação do vírus, que chegou anteontem a Hong Kong, a China suspendeu a ligação aérea com o México, onde funcionários destacaram que os níveis de contaminação parecem ter se estabilizado, sem nenhuma morte por causa da gripe nas 24 horas anteriores.

Segundo a OMS, o número de casos confirmados no mundo saltou de 367 na sexta-feira para 658 ontem, mas isso se deveu à maior rapidez nos exames laboratoriais já em andamento no México, e não a um aumento da contaminação.

O ministro da Saúde, José Angel Córdova, sinalizou uma avaliação mais otimista ¿ embora cautelosa ¿ da situação. Ontem, o número de mortes suspeitas causadas pela nova gripe no país diminuiu de 176 para 101 e não se registrou aumento do fluxo de pessoas nos hospitais.

¿ Ainda seria imprudente dizer que já passamos pelo pior, mas acho que estamos num estágio de estabilização.