Título: UFF adotará teste a partir de 2010
Autor: Abos, Marcia
Fonte: O Globo, 01/05/2009, O País, p. 11

Prova objetiva do exame será usada na primeira fase da seleção.

A Universidade Federal Fluminense (UFF) anunciou que irá adotar, a partir de 2010, o novo Enem em seu sistema de avaliação. A prova objetiva do exame aplicado pelo MEC será usada na primeira fase do vestibular.

A primeira etapa do processo contará ainda com outra prova, esta elaborada pela própria UFF. A média aritmética das duas é que determinará a aprovação para a segunda fase, que continuará discursiva.

Segundo o coordenador do vestibular, professor Néliton Ventura, além de adotar o exame, a UFF premiará, com um bônus de 5% sobre a nota final, os estudantes da rede municipal e estadual que alcançarem rendimento acima de 70% no novo Enem.

Com essa medida, a UFF se torna a segunda faculdade no estado a usar o exame do MEC em seu vestibular. A primeira é a UniRio, que já usava o Enem como uma das formas de avaliar os candidatos e, esta semana, optou por torná-lo a única forma de entrada para os estudantes.

O MEC espera receber até o dia 8 as respostas das universidades sobre a disposição de aderir ou não ao exame. A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Federal de Juiz de Fora e a Universidade Federal do Piauí já se posicionaram favoráveis e adotarão o Enem em seus vestibulares ainda este ano.