Título: Trânsito no Rio pode mudar para os Jogos
Autor: Daflon, Rogério
Fonte: O Globo, 01/05/2009, Rio, p. 18

Eduardo Paes está estudando a implantação de rodízio de carros e a mudança das férias escolares para agosto

O prefeito Eduardo Paes já deixou claro que, se for necessário, vai mexer com a dinâmica do trânsito da cidade, caso o Rio vença a disputa pela vaga para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Paes afirmou ontem que deve promover o rodízio de carros durante os Jogos. Ele pretende também transferir as férias escolares do município de julho para agosto, mês em que serão realizadas as Olimpíadas em 2016. É praticamente certo que ele tenha falado em nome do governador Sérgio Cabral, o que resultaria na mudança do calendário também para as escolas estaduais.

- Para melhorar o trânsito, as férias iriam para agosto. E, se for necessário, podemos pensar em rodízio de carros - disse o prefeito, pegando emprestado uma ideia já praticada em São Paulo.

Prefeitura quer implantar corredor para ônibus

Outra ideia, executada em Curitiba, foi um dos principais argumentos do prefeito para tentar convencer os membros do COI: 750 ônibus BRT serão usados nos Jogos.

- É um transporte que não polui, usa pistas exclusivas e sai muito mais barato que a construção de novas linhas de metrô - disse Paes.

O prefeito acrescentou que o Corredor T5, que ligará a Penha, na Zona Norte, à Barra da Tijuca, na Zona Oeste, também foi apresentado ao COI. O Corredor T5 está incluído no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) da mobilidade, caso o Rio seja escolhido sede da Copa do Mundo, o que é praticamente certo:

- Assim, teremos mais dinheiro para outros projetos.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, também enfatizou que o investimento em transporte de massa vai ser prioritário no Rio e será acelerado caso a cidade seja escolhida sede dos Jogos. Dilma participou ontem da sabatina feita pelos membros do COI e anunciou a criação de um fundo caso o Rio seja eleito.

- Temos hoje 200 bilhões de reservas, a inflação sob controle e capacidade de investimentos. É impossível que o governo brasileiro não tenha condições de investir 30 bilhões de dólares. É absolutamente compatível um gasto do Brasil que não chega a ser de 1% do PIB.

Mudanças no governo foram discutidas na sabatina

Dilma contou que uma das perguntas foi relacionada a como seria a garantia de continuidade do programa brasileiro para os Jogos de 2016 com eventuais mudanças de governo.

- A sucessão presidencial, de governador ou de prefeito não é obstáculo. A garantia é institucional, não pessoal - disse ela, assegurando ainda que as instalações esportivas não vão virar elefantes brancos. - Queremos uma infraestrutura esportiva beneficiando toda a população jovem e sendo usada para a inclusão social.

Também esteve presente à sabatina ontem, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles:

- Nossa dívida pública caiu na crise devido à boa posição de reservas internacionais do governo brasileiro.

oglobo.com.br/rio2016