Título: FGTS-Vale foi o melhor investimento em abril
Autor: Frisch, Felipe
Fonte: O Globo, 01/05/2009, Economia, p. 22

Bolsa subiu 15,55%, maior alta desde 2005. Em dólar, resultado da Bovespa é o melhor entre 11 grandes mercados

A aplicação de quem investiu parte do Fundo de Garantia (FGTS) em ações da Vale foi a que teve o melhor desempenho no mês de abril. Os fundos FGTS-Vale acumulam ganho de 14,10% até o dia 27, segundo dados da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid). No mês fechado, as ações da Vale subiram 15,95%, o que deve ampliar ainda mais a vantagem desses fundos. Em abril e no ano, a bolsa brasileira acumula o melhor desempenho entre os 11 principais mercados do mundo. Ontem, encerrou sua oitava semana consecutiva de alta.

No mês, o Índice Bovespa (Ibovespa) acumulou alta de 15,55%, no melhor resultado desde fevereiro de 2005. No ano, a Bolsa já sobe 25,94%. O dólar caiu 5,91% no mês e perde 6,55% no ano. Considerando o resultado do Ibovespa em dólar, a Bolsa brasileira subiu 22,57% em abril e 33,84% no ano. Assim, superou - no mês e no ano - as outras dez grandes bolsas de valores do mundo.

Poupança já supera 35% dos fundos DI e de renda fixa

- Esse mês (abril) todo foi muito bom para as bolsas, mas o Brasil está descolado. As pessoas podem entrar, mas há possibilidade de realização de lucros (venda de ações para embolsar os ganhos e consequente queda) - disse o administrador de investimentos Fabio Colombo.

Os investimentos atrelados à Bolsa foram os de melhor desempenho no mês. Os fundos DI - que acompanham a taxa básica de juros Selic, em 10,25% ao ano desde quarta-feira - renderam, em média, 0,72%. Já os fundos de renda fixa, que compram títulos prefixados e se beneficiam quando os juros caem, renderam 0,62%. Superaram por pouco a poupança, que rendeu 0,55%.

No entanto, com a redução da Selic em um ponto percentual na última quarta-feira pelo Banco Central, 172 fundos de renda fixa e DI, ou cerca de 35% de um universo de 486 fundos, já perdem da caderneta de poupança em rentabilidade. Isso porque, segundo dados da Anbid, possuem taxa de administração de 1,5% ou superior. A partir desse percentual, segundo cálculos do matemático José Dutra Sobrinho, a poupança passa a ser mais atraente.

Ontem, o Ibovespa chegou a passar de 48 mil pontos, marca perdida em outubro, mas encerrou em alta leve, de 0,13%, aos 47.289 pontos, garantindo a oitava semana consecutiva de ganho, com 1,11%. Nesse período, acumula alta de 27,45%. Já o dólar subiu 0,37%, a R$2,181. Nos EUA, o Dow Jones caiu 0,22% e o Nasdaq subiu 0,31%. Para Fábio Cardoso, sócio da Adinvest Consultoria, os investidores aproveitaram a alta ao longo do dia para venderem ações e embolsarem os lucros.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, informou ontem que o conselho curador do FGTS estuda ampliar a parcela que os trabalhadores poderão utilizar para investir no fundo de investimento federal FI-FGTS, de 10% para 30%. O FI-FGTS será usado para financiar obras, principalmente de infraestrutura, e renderá, pelo menos, 6% ao ano mais TR, mas ainda precisa ser aprovado por medida provisória ou projeto de lei.