Título: Elga vira assessora especial de Sarney
Autor: Franco, Bernardo Mello; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 05/05/2009, O País, p. 4

Ela deixou Secretaria de Comunicação, mas ganhou outro cargo.

BRASÍLIA. Na tentativa de tirar Elga Mara Teixeira Lopes dos holofotes do Senado, o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), acertou com a antiga colaboradora sua demissão do cargo de diretora da Secretaria de Comunicação, publicada em 23 de abril. No mesmo dia, porém, em Boletim Administrativo Suplementar, divulgado tarde da noite, ela foi recontratada para exercer o cargo em comissão de assessora especial da presidência do Senado, a despeito do inquérito já aberto pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para investigar sua participação em pelo menos quatro campanhas eleitorais, entre 2004 e 2006, sem se licenciar de suas funções no Legislativo.

- Fiz uma representação contra a ex-diretora que já virou processo diante dos indícios claros de irregularidades. No caso dela, há uma incompatibilidade clara de atribuições durante o seu horário de trabalho - confirmou o procurador do Ministério Público Federal junto ao TCU, Marinus Marsico.

Segundo a assessoria de imprensa de Sarney, a recontratação de Elga se deve ao fato de ela ser uma pessoa de absoluta confiança dele. Elga Mara receberá salário de mais de R$8 mil para trabalhar com Sarney, que, aliás, foi quem lhe garantiu o primeiro emprego na Casa em 2003.

Apesar do trabalho na Casa, Elga Mara, conforme o GLOBO publicou em 27 de abril, trabalhou, em 2004, na campanha de João Paulo (PT) à prefeitura de Recife e, em 2006, passou pela campanha do senador Delcídio Amaral (PT-MS) a governador; pelo Amapá, onde teria atuado na campanha de Sarney; e no 2º turno, na de Roseana Sarney (PMDB-MA).

Ontem, o diretor-geral do Senado, Alexandre Gazzineo, voltou a minimizar o fato, dizendo que o caso será examinado, "para ver se cabe mesmo uma investigação".(A.V.)