Título: No RS, seca paralisa prefeituras
Autor: Garrone, Raimundo
Fonte: O Globo, 05/05/2009, O País, p. 10

PORTO ALEGRE. Diante da seca no Sul do país, os 21 municípios gaúchos da região conhecida como celeiro decidiram paralisar todos os serviços das prefeituras na semana que vem.

O presidente da associação dos municípios da região, Claudemir Locatelli, prefeito de Vista Gaúcha, diz que os prefeitos decidiram parar serviços para economizar recursos. A verba economizada será utilizada no combate a estiagem, pois falta água potável na zona rural dos municípios. Só não serão paralisados serviços de saúde e coleta de lixo. Mas as aulas na rede municipal ficarão suspensas. Em todo o Rio Grande do Sul, já são 160 prefeituras que decretaram emergência.

Somente na tarde desta segunda-feira, foram mais oito. Entre eles Soledade e Candiota. O vice-prefeito de Candiota, Paulo Brum, afirma que 850 famílias do interior estão sem água potável, e são abastecidas por um caminhão-pipa.

O município de Erechim começou nesta segunda racionamento de água. A cidade foi dividida em duas partes e cada uma ficará abastecida durante 14 horas. A falta de chuva afeta a produção de energia elétrica em pequenas usinas hidrelétricas no norte e noroeste do Estado. Algumas funcionam somente poucas horas por dia. Em Victor Graeff, a Usina Cotovelo do Jacuí opera apenas no horário de pico de consumo.