Título: Senado pagou 26 voos para supostos laranjas de Renan
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 06/05/2009, O País, p. 3

Primo ligado a negócios teria viajado 13 vezes.

BRASÍLIA. O Senado custeou pelo menos 26 passagens para quatro envolvidos nas denúncias que levaram o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) a renunciar à presidência do Senado em dezembro de 2007. De acordo com reportagem do site Congresso em Foco, enquanto se defendia para escapar da cassação, Renan cedeu passagens a dois assessores e a um primo apontados como laranjas em empresas de comunicação. O quarto beneficiário foi apontado por Renan como responsável por vender cabeças de gado.

Renan usou apenas 13 dos 271 bilhetes emitidos de sua cota, entre julho de 2007 e fevereiro último, de acordo com os registros das companhias aéreas Gol e Varig. Os demais teriam sido repassados a familiares, amigos e colaboradores. Pelo menos 29 voos serviram à família do líder do PMDB no Senado.Idelfonso Antonio Tito Uchôa Lopes, primo de Renan e sócio do prefeito de Murici, Renan Filho, num sistema de comunicação, teria voado 13 vezes na cota do parlamentar.

Uchôa foi apontado pelo ex-deputado João Lyra como laranja de Renan na compra de duas emissoras de rádio e um jornal em Alagoas, avaliados em R$ 2,5 milhões. Carlos Ricardo Santa Ritta, assessor de Renan e ex-tesoureiro de campanha, teria viajado pelo menos quatro trechos. A mulher do senador, Verônica Calheiros, os filhos Renan Calheiros Filho, Rodolfo e Rodrigo Calheiros e a nora Renata também se beneficiaram da cota. O senador não quis comentar as informações.