Título: Ministério diz que já cancelou 172
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 07/05/2009, O País, p. 3

Indícios de irregularidades vão ser investigados em auditoria.

BRASÍLIA. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome informou, em nota, que 172 benefícios pagos pelo Bolsa Família a políticos já estão cancelados, e que outros 404 foram bloqueados e serão alvo de fiscalização. A nota faz menção a 576 políticos eleitos ¿no último pleito¿, enquanto a auditoria do TCU menciona 577 eleitos em 2004 e 2006.

Em relação aos beneficiários donos de veículos, o ministério diz que fará auditoria específica sobre o tema. A nota informa que 10% deles tiveram os repasses cancelados e que 40% passam por ¿atualização cadastral¿.

A secretária Nacional de Renda de Cidadania, Lúcia Modesto, disse que os indícios de irregularidades serão investigados. Ela alegou, porém, que as suspeitas de irregularidades são poucas em comparação com o universo de famílias atendidas pelo programa: ¿ De uma base de 11 milhões de famílias, as cerca de 300 mil sobre as quais o TCU identificou indícios de irregularidades são relativamente poucas.

Quanto aos políticos, ela afirmou: ¿ O fato de estarem diplomados não significa que assumiram o cargo.

O ministério diz que, em parceria com as prefeituras, vai atualizar os cadastros de 3,4 milhões de famílias este ano. A previsão é que os benefícios não atualizados sejam bloqueados a partir de setembro.

Procedimento semelhante ocorreu entre 2005 e 2006, quando 2,6 milhões de benefícios foram cancelados, segundo a nota.

Em relação aos casos de subdeclaração de renda, o ministério informa que vem cruzando dados do Cadastro Único com a Relação de Informações Sociais, do Ministério do Trabalho. Entre outubro de 2008 e fevereiro de 2009, diz o texto, cerca de 400 mil benefícios foram cancelados.

O governo diz que os nomes de todos os beneficiários do Bolsa Família constam do Cadastro Único. Uma falha na lista extraída pela Caixa Econômica Federal deu a entender que o problema existiria. Lúcia Modesto disse que o programa é focado nos mais pobres: ¿ Comparado a outros programas similares no mundo, o Bolsa Família é o mais bem focalizado.

Quem diz isso não somos nós, mas organismos e entidades internacionais. (Demétrio Weber)