Título: Innovare volta a incentivar Justiça rápida e eficaz
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 07/05/2009, O País, p. 17

Sexta edição do prêmio foi lançada ontem, buscando ações inovadoras no país

De 2005 a 2008, o aumento de 50% no número de ações em tramitação criou um desafio para a Justiça: dar à população, em tempo adequado, a resposta às demandas judiciais. Para premiar iniciativas que facilitem soluções para a desburocratização dos processos, foi lançada ontem, na sede do Tribunal de Justiça do Rio, no Centro, a sexta edição do prêmio Innovare, cujo tema este ano é ¿Justiça rápida e eficaz¿. Em três anos, o volume de ações passou de 44 milhões para 68 milhões.

¿ Esses dados demonstram um lado extremamente positivo, que é o do maior acesso da população ao Judiciário. Hoje, é um dos poderes mais transparentes. Ao mesmo tempo, o aumento de mais de 50% do número de ações em tramitação nos traz uma enorme responsabilidade. É importante que possamos dar uma resposta à população em tempo adequado ¿ disse o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Fernando Matos, ao discursar, ao lado do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Marcelo Nobre, do presidente do TJ-RJ, Luiz Zveiter, e do presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho.

¿ Esta sexta edição parece uma síntese daquilo com que todos sonhamos: uma Justiça próxima do povo. Quem sabe as sementes lançadas aqui não sejam as matrizes de uma grande reforma, não só da Justiça brasileira, mas do Estado ¿ disse o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, presidente do conselho superior do prêmio.

Em seis anos, foram avaliadas mais de mil práticas no país. Os prêmios, em cinco categorias, são de R$ 50 mil. As inscrições estarão abertas até 30 de junho. Entre os integrantes da comissão julgadora estão o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, o advogado-geral da União, José Antonio Toffolli, e o expresidente do STF Sepúlveda Pertence.