Título: OMS desaconselha consumo de porco contaminado
Autor:
Fonte: O Globo, 07/05/2009, O Mundo, p. 39

Não há evidências que descartem transmissão da gripe suína através da carne, segundo diretor. Doença já atinge 24 países

HONG KONG e CIDADE DO MÉXICO. Depois de semanas de afirmações de que o consumo de carne suína não traz risco de infecção pela gripe suína, um diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu que animais infectados não devem ser ingeridos por humanos. O alerta foi dado somente ontem, quase 15 dias depois do reconhecimento oficial da epidemia do vírus H1N1, apesar de a organização frisar que os sistemas de controle de zoonoses já existentes são suficientes para evitar o contágio.

As novas informações foram dadas por Jorgen Schlundt, diretor do Departamento de Segurança Alimentar, Zoonoses e Doenças Transmitidas por Alimentos da OMS.

¿ A carne de porcos doentes ou de porcos encontrados mortos não deve ser processada ou usada para o consumo humano sob quaisquer circunstâncias ¿ disse ele, à agência Reuters.

Segundo Schlundt, vírus de gripes como o H1N1 podem sobreviver ao processo de congelamento e continuar presentes em carne descongelada.

¿ A probabilidade de vírus de gripe estarem no sangue de um animal contaminado depende do vírus específico. O sangue e a mioglobina (composto responsável pela coloração vermelha da carne) de porcos da gripe H1N1 podem, potencialmente, conter o vírus, mas, no momento, isso ainda não foi comprovado ¿ afirmou ele.

A postura de Schlundt é bem mais cautelosa do que a que fora anteriormente adotada pela própria OMS e por entidades como a Organização da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO) que haviam divulgado que o consumo de carne não trazia risco de contaminação.

A OMS divulgou que já foram confirmados casos da nova gripe em mais de duas mil pessoas em 24 países. Polônia e Suécia tiveram ontem seus primeiros casos registrados. Até ontem, 44 pessoas morreram, duas nos EUA e o restante, no México.

Calderón diz que México defendeu Humanidade A Cidade do México começou a voltar ao normal ontem, depois que o governo permitiu que o comércio voltasse ao trabalho.

Medidas especiais ainda estão sendo tomadas, como uma distância de dois metros entre mesas em restaurantes, mas a movimentação na cidade era bem maior. O presidente mexicano, Felipe Calderón, alertou ontem que a luta contra a gripe ainda não acabou. Mas exaltou a resposta do país à crise.

¿ O primeiro campo de batalha contra este novo mal para a Humanidade foram os hospitais, os médicos e os enfermeiros mexicanos. A frente de batalha foi o México e, aqui, defendemos toda a Humanidade da propagação deste vírus.

No Brasil, diminuiu pela primeira vez o número de casos suspeitos da gripe, segundo o Ministério da Saúde. Ao todo, há 26 casos suspeitos em 12 estados: São Paulo (9), Rio (3), Distrito Federal (2), Goiás (2), Santa Catarina (2), Tocantins (2), Mato Grosso do Sul (1), Minas Gerais (1), Paraíba (1), Paraná (1), Pernambuco (1) e Rondônia (1).

Outros 15 casos estão sendo monitorados em sete estados.

No Rio, o Aeroporto Internacional Tom Jobim vai ganhar hoje uma sala especial para acolher os passageiros vindos de países com casos da nova gripe.

O espaço terá capacidade para 100 passageiros e um local para entrevista de pessoas suspeitas de estarem com a doença. O Instituto Oswaldo Cruz, no Rio, e o Instituto Adolf Lutz, em São Paulo, receberam kits de diagnóstico rápido da doença, que fornecem resultados em 24 horas.