Título: No Piauí, chuva provoca falta de combustível
Autor: Ribeiro, Efrém
Fonte: O Globo, 08/05/2009, O País, p. 9

Dos 180 postos de Teresina, 65% estão sem o produto; enchentes atingem quase 800 mil pessoas e já mataram 31

TERESINA. As chuvas que vêm castigando o Piauí podem provocar um colapso no abastecimento de combustível em Teresina, agravando ainda mais a situação na capital do estado.

Ontem à noite, 65% dos 180 postos da cidade já estavam sem combustíveis para venda. Nos demais, havia grandes filas de carros.

¿ Os donos de carros flex devem comprar o álcool que ainda está no estoque ¿ afirmou o presidente do Sindicato dos Revendedores de Derivados de Petróleo, Robert Ataíde.

Ele explicou que a linha férrea que liga Teresina a São Luís e Fortaleza, que abastece a cidade, foi danificada com a erosão causada pelas chuvas.

A empresa Transnordestina informou que tentará recuperar a ferrovia ainda hoje.

A Zona Norte da cidade, ainda não atingida pelas enchentes, poderá ser invadida pelas águas até amanhã por causa da cheia do Rio Paranaíba. A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) aumentou de 1.100 metros cúbicos para 1.800 metros cúbicos a liberação das águas da Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe, no sul do Piauí, o que poderá fazer o rio transbordar.

O n t e m , a u m e n t o u p a r a 11.949 o número de famílias desabrigadas no estado. Os municípios mais atingidos são Teresina, com 2.751 famílias desabrigadas, Barras (1.241 famílias) e Esperantina (1.141). Os moradores das áreas atingidas também enfrentam saques. Com a baixa das águas do Rio Poty, os assaltantes estão fazendo arrastões em bairros e vilas de Teresina para roubar as casas que tiveram de ser abandonadas.

Segundo o balanço de ontem da Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, 796.878 pessoas foram afetadas pelas chuvas, sendo que 31 morreram em cinco estados: Ceará (12), Maranhão (9), Alagoas (4), Amazonas (5) e Santa Catarina (1). Com as seis vítimas na Bahia, aumenta para 37 o total de mortes.

Hoje será realizado, em Natal, o 10oFórum de Governadores do Nordeste. O tema principal deverá ser as ações emergenciais e soluções definitivas para os problemas gerados pelas enchentes.

(*) Especial para O GLOBO

Com agências