Título: Gripe suína chega ao Brasil
Autor: Alencastro, Catarina; Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 08/05/2009, O Mundo, p. 24
Temporão confirma 4 casos, mas não vê risco de contágio; paciente do Rio está no Fundão
O Brasil confirmou ontem os quatro primeiros casos de gripe suína no país: dois pacientes em São Paulo, um no Rio e outro em Minas Gerais. Todos contraíram o vírus no exterior ¿ três no México e um nos Estados Unidos. O governo só pôde confirmar os primeiros casos da doença depois da chegada, na quarta-feira, do reagente que diagnostica o vírus da gripe suína. Ao fazer o anúncio, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que não há evidências de que o vírus esteja circulando no Brasil. Ele garantiu que as pessoas que pegaram a doença não a transmitiram para outras e que passam bem. Mas novas confirmações podem surgir hoje, já que 15 pacientes suspeitos aguardam o diagnóstico. O ministério informou que 93 casos já foram descartados.
¿ O vírus chegou ao Brasil, mas não circula.
Estamos preparados, fiquem tranquilos. A situação está sob controle. Não surgiram novos casos a partir desses primeiros, posso afirmar que não há nenhum risco ¿ afirmou o ministro.
Os dois primeiros brasileiros a retornarem ao país com a gripe (um em São Paulo e outro em Minas) já superaram o período de transmissão, de dez dias. Um outro homem em São Paulo apresentou sintomas no dia em que chegou ao Brasil vindo da Flórida (EUA), informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas não foi internado porque, na época, a região não era considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) área afetada. Ele ainda está em isolamento em casa, segundo a Anvisa, e pode transmitir a doença. A Secretaria estadual de Saúde, no entanto, considerou-o curado e disse em nota que o perigo de transmissão acabou.
O paciente do Rio, um jovem de 21 anos que retornou de Cancún no dia 3, é o único a permanecer internado. Ele está no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Fundão.
Temporão disse que ninguém deve se automedicar, pois pode mascarar sintomas. Segundo ele, o governo não vai alterar as medidas contra a doença, pois já vem seguindo as recomendações da OMS. Ele garantiu que o país está preparado e tem estoques do medicamento Tamiflu, indicado pela OMS, suficientes para 9 milhões de pessoas.
Os 15 casos aguardando diagnóstico são de pessoas que estiveram em áreas de risco.
¿ A situação está totalmente sob controle.
Não há evidência de que o vírus esteja sendo transmitido aqui. As pessoas devem estar seguras de que todas as recomendações da OMS estão sendo seguidas ¿ tranquilizou.
Doente no Rio foi a festa e viu jogo com amigos
O caso do Rio é o de um morador do Jardim Guanabara, na Ilha do Governador, que passou uma semana em Cancún com amigos. Quando voltou, não sentia nada, foi a uma festa no sábado e assistiu, na casa de amigos, ao jogo do Flamengo, no domingo. Ele começou a ter febre e foi internado, terça-feira, no Hospital do Fundão, num quarto isolado. Os primeiros exames, feitos na Fundação Oswaldo Cruz, já apontavam como ¿altamente provável¿ que tivesse a gripe suína.
Um segundo exame, com kit do Centro para Controle de Doenças dos EUA (CDC), confirmou o diagnóstico. Ontem, o jovem já estava sem febre, mas continuava isolado até da família.
¿ Ele estava com febre baixa, mas, como sabíamos da doença, resolvemos procurar o hospital. Ele agora está bem melhor e tranquilo ¿ contou a mãe do paciente ao GLOBO, pedindo que os nomes não fossem divulgados.
O paciente ficará internado por até dez dias, tempo que dura o ciclo do vírus. Ele está num quarto com sistema de ventilação próprio e pressão negativa. O maior problema é que, até ser internado, o paciente pode ter contaminado alguém. Uma pessoa que teria tido contato com ele está sendo monitorada.
Em São Paulo, a Secretaria de Saúde garante que nenhuma pessoa que teve contato com os dois pacientes foi infectada. O primeiro tem 24 anos e esteve na Cidade do México entre 17 e 22 de abril. Os primeiros sintomas começaram dois dias após a chegada. O jovem ficou internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. O outro tem 48 anos e esteve em Miami e Orlando entre 19 e 28 de abril. Ele apresentou os sintomas no dia 29, foi medicado e mandado para casa.
¿ A gripe não é generalizada. Não há motivo para pânico ¿ disse o governador de São Paulo, José Serra.
Em Minas, a Secretaria estadual de Saúde informou que o paciente esteve no México de 22 a 27 de abril. Ele recebeu tratamento no Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte, e não apresenta mais sintomas da doença há 48 horas.