Título: Elga diz que trabalhou em campanhas nas férias
Autor:
Fonte: O Globo, 09/05/2009, O País, p. 4

Ex-diretora do Senado afirma que também fez consultorias à distância.

BRASÍLIA. A ex-diretora de Comunicação do Senado Elga Mara Teixeira Lopes divulgou documentos para comprovar os períodos de férias nos quais, como servidora do Senado, teria trabalhado nas campanhas políticas do então prefeito de Recife, João Paulo (PT), em 2004; do senador Delcídio Amaral (PT-MS) ao governo, em 2006; e do prefeito de Manaus, Omaz Aziz (PMN), ano passado. Sobre os períodos em que se afastou do trabalho no Senado para atuar nas campanhas do senador José Sarney (PMDB-AP) à reeleição, em 2006, e no segundo turno da campanha de Roseana Sarney (PMDB-MA) ao governo do Maranhão no mesmo ano, ela não comprovou a liberação legal ou que estava de fato de férias.

"Prestei consultoria e análise de pesquisas eleitorais em campanhas políticas de 2004, 2006 e 2008. Trabalho assim há 20 anos. Desde 2003, faço isso nos meus períodos de férias e fora da minha carga horária no Senado. Conforme registros no sistema de Recursos Humanos do Senado, usei em 2004 meu período de férias durante a segunda quinzena de agosto e a primeira quinzena de setembro. Em 2006, minhas férias foram de 9 de agosto a 7 de setembro. Em 2008, foram 40 dias de férias entre agosto e outubro - 30 referentes ao ano de 2007 e dez relativos a 2008", diz a nota de Elga.

Em março, quando da publicação de reportagens pelo GLOBO, por meio do assessor de imprensa da presidência do Senado, Chico Mendonça, Elga prometeu apresentar documentos para comprovar que não estaria impedida de participar das campanhas. Mas saiu de férias na ocasião e mandou declarações por escrito para justificar o trabalho nas campanhas.

"Reitero que não exerci atividade profissional nas campanhas dos senadores José Sarney e Roseana Sarney. Amiga de mais de uma década dos senadores, não deixaria, como não deixarei, de prestar meu apoio pessoal, seja em época de eleição ou não. As matérias até agora publicadas que insinuam, sem apresentar provas concretas, minha participação profissional nessas campanhas, privilegiaram depoimentos de pessoas, que sequer conheço, afirmando o contrário", diz a nota de Elga. "A repórter cita declarações do sr. Ricardo Soares sobre minhas atividades profissionais. Eu gostaria muito de saber quem é o senhor Ricardo Soares. De onde me conhece? Que trabalho fizemos juntos?", diz.

O jornalista Ricardo Soares, atualmente trabalhando na TV Brasil e numa revista, foi contratado na época pelo marqueteiro André Torreta, responsável pelas contas das campanhas de Sarney e Roseana em 2006, para coordenar as áreas de rádio e TV. Os dois reafirmaram ontem que, mesmo sem contrato, Elga esteve em Macapá por cerca de dez dias - na segunda quinzena de setembro de 2006 - e durante todo o 2º turno em São Luís.

- Ela me conhece e muito bem. Toda a minha equipe e eu podemos atestar que ela não foi lá só para dar palpites por um ou dois dias. Temos fotos dela lá trabalhando - disse Soares.

Ontem, Elga não quis receber a repórter, mas respondeu a perguntas por e-mail. Sobre o fato de, na campanha de Manaus, ter feito contrato de dois meses e tirado férias de 40 dias, disse:

- Meus contratos de consultoria não incluem presença física permanente. A natureza do meu trabalho permite isso.

Sobre 2006, disse:

- Fiquei um mês em Mato Grosso do Sul. Após esse período, estive por poucos dias no Amapá. Reitero que não exerci atividade profissional na campanha do senador José Sarney.