Título: Heloísa deu passagens a filho
Autor:
Fonte: O Globo, 09/05/2009, O País, p. 4

Presidente do PSOL usou cota de bilhetes inclusive quando já não era senadora.

BRASÍLIA. Além do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) e do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), defensores da ética na política, a ex-senadora, vereadora e presidente do PSOL, Heloísa Helena (AL), também usou sua cota - e já depois de perder o mandato no Senado - para dar passagens ao filho. Levantamento do site Congresso em Foco mostra que pelo menos 11 ex-senadores usaram créditos antigos para emitir passagens. Ao todo, foram 291 voos feitos já depois de perderem o mandato. Bilhetes foram retirados após a morte de dois deles: Ramez Tebet (PMDB-MS) e Jefferson Péres (PDT-AM).

Na lista há ex-senadores de PMDB, PT, PDT, DEM, PSDB e PSOL. Heloísa Helena usou seus créditos para tirar bilhetes para seis trechos depois do fim do mandato. Três foram usados pelo filho da ex-senadora, Ian Carvalho, num deslocamento entre Brasília, Salvador e Maceió. Créditos também foram emitidos para Ítalo Normandi e Isabelle Freiras, que viajaram de Maceió para o Rio, em 2008. Procurada pelo GLOBO, Heloísa Helena não foi localizada. Ao Congresso em Foco, ela afirmou que todos os voos foram legais e que está com a consciência "absolutamente tranquila".

- Não sou parte dos bandos que patrocinam orgias com dinheiro público. Não recebo aposentadoria parlamentar, não uso plano de saúde do Senado.

A justificativa de que não há irregularidade no uso de créditos do Senado, mesmo após o mandato, foi dada por quase todos os ex-senadores. O campeão em viagens foi João Alberto de Souza (PMDB-MA), atual vice-governador do Maranhão. Ele emitiu 98 bilhetes aéreos para si e para terceiros. Rodolpho Tourinho (DEM-BA) teve 79 bilhetes em sua cota. Já o petista Saturnino Braga (RJ) usou 54 passagens. O atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Jorge (DEM-PE) emitiu 14 bilhetes. O ex-presidente do DEM Jorge Bornhausen (SC) usou sua cota para emitir bilhetes para 13 trechos.

Também fazem parte da lista o atual governador de Alagoas, o tucano Teotônio Vilela Filho, com oito bilhetes; Joaquim Roriz (PMDB-DF), com sete, e Alberto Silva (PMDB-PI), com dois voos.

Na cota de Jefferson Péres foram feitos três voos após a sua morte. Em dezembro, sua viúva, Marlídice, solicitou ao então presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), a conversão da cota em dinheiro e recebeu da Casa R$118 mil. Já a cota de Tebet foi usada por duas ex-funcionárias de seu gabinete, que teriam ganhado os bilhetes antes de sua morte.