Título: No Piauí, cidades enfrentam falta de luz e água
Autor: Ribeiro, Efrém
Fonte: O Globo, 09/05/2009, O País, p. 10

Pelo menos 291 mil pessoas em 9 municípios sofrem com desabastecimento; transporte ferroviário é restabelecido

TERESINA. A chuva que ainda castiga o Piauí causou a interrupção do fornecimento de energia elétrica em nove cidades do estado, onde moram 291 mil pessoas. A Agespisa, companhia estadual de abastecimento de água, informou que esses municípios também estão sem água encanada, justamente pela falta de energia. A Centrais Energética do Piauí (Cepisa) confirmou a falta de energia nessas cidades desde as 17h30m.

Segundo Cepisa, técnicos da companhia já percorreram 120 quilômetros da linha que teve o fornecimento interrompido, sem descobrir a causa do incidente.

- Os caminhões usados pela Cepisa para solucionar o problema estão atolando em razão da dificuldade de acesso e das estradas enlameadas pelas chuvas - explicou Carlos Salomão, assessor da imprensa da companhia.

De acordo com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), pelo menos 60 dos 224 municípios estão com estradas interrompidas pelas enchentes, ameaçando o fornecimento de alimentos. Em Miguel Alves, a 110 quilômetros de Teresina, toda a população está sem água potável. A estação elevatória que abastece a cidade foi invadida pela enchente, e a correnteza arrastou as bombas.

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, informou que estão sendo enviadas 15 mil cestas de alimentos para Teresina e cidades do interior mais atingidas. Já o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB), anunciou que foi restabelecida a ligação ferroviária entre Teresina, Fortaleza e São Luís, afastando o risco de colapso no abastecimento de combustíveis. As empresas de ônibus da capital do Piauí receberam 231 mil litros de óleo diesel, quantidade suficiente para a circulação da frota de 480 ônibus.