Título: Rapaz doente viajou com mais 850 pessoas
Autor: Werneck, Antonio; Alves, Maria Elisa
Fonte: O Globo, 09/05/2009, Rio, p. 14

Cerca de cem passageiros, que foram a torneio esportivo no México, são sócios ou funcionários de um mesmo clube.

O rapaz de 21 anos que foi o primeiro caso confirmado de gripe suína no Rio - e acabou transmitindo a doença para um amigo que não saiu do país -, viajara para o México com mais 850 brasileiros de vários estados para participar ou assistir, em Cancún, a Copa Caribe de Futebol e Vôlei, que reúne times amadores das duas modalidades. O rapaz infectado viajou para acompanhar jogadores do Iate Clube Jardim Guanabara, na Ilha do Governador. Segundo o comodoro do clube, José Moraes, cerca de 100 sócios e funcionários do clube viajaram juntos pela Companhia Travel, de São Paulo, organizadora da Copa.

Rapaz pegou a ponte aérea de São Paulo para o Rio

Os 850 brasileiros que estiveram em Cancún ficaram hospedados no Riu Hotel. Dos 100 cariocas que estiveram na Copa, cerca de 50 já estão de volta. Uma parte voltou no mesmo voo do jovem, da AeroMexico, que saiu da Cidade do México para São Paulo. De lá, ele pegou a ponte aérea para o Rio. O restante do grupo carioca desembarca no Rio amanhã e na terça-feira, já que aproveitaram para esticar a viagem até Miami. Pelo menos dois já apresentam sintomas da gripe. O Ministério da Saúde está tentando contactar todos para saber quais estão doentes.

Ontem, o comodoro do clube entregou a lista dos sócios que foram a Cancún a representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Defesa Civil. O subsecretário de Saúde, Daniel Soranz, disse que não há motivo para pânico. Segundo ele, apenas os que estiverem com sintomas de gripe devem procurar unidades de saúde.

Ontem, no clube, o clima era de apreensão. Sócios disseram ter visto o jovem de 21 anos, na última terça-feira, horas antes dele ter sido internado, dentro da academia do clube, que é fechada:

- Havia uma dúvida grande sobre o que fazer. A academia chegou a ficar fechada, mas depois que os técnicos de saúde nos tranquilizaram, ela voltou a funcionar sem ar-condicionado e com as janelas todas abertas - disse um frequentador.

Parentes do jovem confirmado como o primeiro caso de gripe suína no Rio contaram ontem que ele não recebeu qualquer atenção das autoridades sanitárias do México:

- Ele não recebeu nenhuma orientação no aeroporto. A gente lê que estão tomando muito cuidado, mas descobrimos que isso não é verdade. Ele não teve que deixar telefone, não foi abordado, não aconteceu nada - disse um tio do jovem.

Na segunda-feira, o jovem procurou atendimento em uma clínica particular da Ilha do Governador e recebeu o diagnóstico de gripe comum. Preocupado por ter estado no México, ele acessou o site do Ministério da Saúde e viu que o Hospital do Fundão era de referência para a doença. Na terça-feira, foi internado na unidade.

O professor de educação física do Iate Clube, Márcio Borges, também foi ao México e conta que apenas no aeroporto de Panamá houve inspeção sanitária.

Em entrevista ontem de manhã no Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), no Rio, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, dissera que o rapaz já chegou ao Brasil com sintomas da doença. Segundo autoridades de saúde do estado e do município do Rio, o monitoramento do jovem não começou no aeroporto porque não houve comunicação sobre a suspeita.

- O rapaz já veio com sintomas e recebeu informações no aeroporto dos técnicos da Anvisa. Ele tinha essa informação.

À noite, no entanto, ele admitiu que a informação estava errada.