Título: Em Minas, quatro estão internados
Autor: Gomes, Wagner
Fonte: O Globo, 09/05/2009, Rio, p. 16

Outros 4 doentes estão em observação e só um caso foi confirmado.

MINAS GERAIS. Em Minas Gerais, onde um caso já foi confirmado, estão internados no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, quatro suspeitos de terem contraído a gripe suína. Além de dois gêmeos de 1 ano, chegou ontem ao Hospital das Clínicas um homem de 40 anos, que desembarcara de um vôo de Miami com dores de garganta, muscular e de cabeça. Antes de desembarcar no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, ele esteve em Cancún, no México; em Nova York e em Miami, mas, segundo os médicos, deverá receber alta em breve.

Na noite de quinta-feira, um homem de 30 anos, que esteve na Argentina e no Paraguai, também foi internado no Hospital das Clínicas. Ele apresenta, há dois dias, dores musculares, nas articulações, de cabeça e febre, mas seu estado de saúde é considerado clinicamente estável.

Segundo a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, foi internada ontem no Hospital das Clínicas de Uberaba uma criança de 3 anos que visitara uma exposição de gado (Expozebu) na semana passada, onde teve contato com turistas estrangeiros. Ela foi internada com febre, dor muscular, tosse, vômito e prostração. O caso ainda não foi confirmado pelos exames e a criança está sendo monitorada.

Outros três pacientes também estão sendo monitorados pelos médicos. Entre eles está um homem de 30 anos, que esteve na Europa de 23 de abril a 2 de março e começou a sentir os sintomas da gripe assim que retornou ao Brasil. Ele está em observação em casa enquanto espera o resultado dos exames.

Até agora, em Minas, apenas um caso de gripe suína foi confirmada: uma mulher, de 29 anos, que chegou a Belo Horizonte após ir a Cancún em 27 de abril. Depois de um período internada no Hospital das Clínicas, ela já está em casa e não apresenta mais os sintomas da doença, segundo as autoridades de saúde. Outros 10 casos foram descartados pelo Comitê de Enfrentamento da Ameaça da Gripe Suína.