Título: Santa Catarina confirma o primeiro caso
Autor: Gomes, Wagner
Fonte: O Globo, 09/05/2009, Rio, p. 16

Menina de 7 anos foi internada assim que voltou da Flórida; São Paulo passa a ter dez pacientes suspeitos.

SÃO PAULO, RIO e BRASÍLIA. Uma menina de 7 anos que mora em Santa Catarina foi contaminada pelo vírus da gripe suína. É o primeiro caso confirmado da doença no estado e o sexto no país. Ela foi internada no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, assim que retornou da Flórida, nos Estados Unidos, onde esteve de férias. Segundo a Secretaria estadual da Saúde, a menina teve uma boa evolução clínica e já recebeu alta.

Um outro caso suspeito em Santa Catarina foi descartado ontem. O paciente, de 30 anos, estava internado no Hospital Nereu Ramos, também na capital, e chegou recentemente da Europa. Agora, as autoridades estão preocupadas com a mulher dele, que também está gripada e passou a ser considerada suspeita de ter contraído o vírus. Ela também está internada no Hospital Nereu Ramos. Os dois voltaram de viagem em 27 de abril, mas só agora a mulher apresentou os sintomas.

Em São Paulo, além dos dois casos confirmados, o estado passou a ter ontem dez pacientes suspeitos de terem contraído a gripe suína, dois a mais do que o anunciado pelo Ministério da Saúde na quinta-feira. Outros seis casos estão sendo monitorados e 41 foram descartados. A Secretaria da Saúde diz que os suspeitos passam bem e não há necessidade de internação de todos. Dos dez casos suspeitos em São Paulo, apenas três permanecem no hospital: dois no Instituto de Infectologia Emílio Ribas e um no Hospital São Paulo.

Segundo a Secretaria de Saúde paulista, os dois pacientes que foram infectados com a gripe suína já estão curados e não há mais perigo de contaminação. Eles viajaram para o exterior e voltaram com a doença.

O primeiro tem 24 anos e esteve na Cidade do México entre os dias 17 e 22 de abril. Os primeiros sintomas começaram dois dias após a chegada dele ao Brasil. O rapaz ficou internado no Instituto Emílio Ribas por dez dias, mas já está em casa.

O outro caso é de um homem de 48 anos que esteve em Miami e Orlando entre os dias 19 e 28 de abril. Ele apresentou os primeiros sintomas em 29 de abril e foi encaminhado ao Instituto de Infectologia Emílio Ribas, mas não ficou internado.

- O paciente foi medicado e depois liberado. Ele mora sozinho e ficou em isolamento na própria casa. Não há mais chance de nenhum dos dois apresentarem problemas. É como a gripe comum: a transmissão acontece dois dias antes de os sintomas aparecerem e, no máximo, dez dias depois - disse o secretário de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Segundo o secretário, todas as pessoas que tiveram contato próximo com os dois pacientes foram procuradas, mas não apresentaram qualquer sintoma da doença.

O governador de São Paulo, José Serra, disse que a doença será enfrentada com determinação e afirmou que não há motivo para pânico.

- Vários médicos me disseram que essa gripe não é letal - afirmou.

Autoridades dizem que apertaram o cerco nos portos e aeroportos para detectar possíveis casos. No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aumentou o número de funcionários para fiscalizar a chegada dos voos internacionais. Agora, 82 fiscais se revezam em três turnos de oito horas para fazer o trabalho. Quando há passageiros com sintomas de gripe, o comandante do avião só recebe autorização para o desembarque depois da inspeção dos agentes da Anvisa.

"A situação está tranquila", diz presidente Lula

O presidente Lula disse ontem que o governo continuará seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate à gripe suína. Lula disse que conversou com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para saber como está a situação após a confirmação dos primeiros casos da doença no país - no Rio, em São Paulo e Belo Horizonte.

- O que o Temporão me disse é que nesses casos não houve transferência de vírus. Tem mais casos em observação. A situação está tranquila e vamos continuar com as medidas.

No Rio, depois de participar de cerimônia pelo Dia da Vitória, no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra, no Aterro, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que as Forças Armadas estão preparadas para ajudar a enfrentar a gripe suína, cedendo pessoal de laboratórios militares e instalações.

- Os hospitais militares estão preparados para atender, mas temos que lembrar que não se pode confundir essa gripe com uma peste. É uma gripe maior, mais forte.

COLABORARAM Chico de Gois e Maiá Menezes