Título: Lula: pessoas que têm poupança não terão prejuízo
Autor: Gois, Chico de; Rodrigues, Eduardo
Fonte: O Globo, 09/05/2009, Economia, p. 29

Meirelles reafirma que caderneta pode afetar queda da Selic

BRASÍLIA e BUENOS AIRES. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva procurou ontem tranquilizar quem tem caderneta de poupança, afirmando que para o governo é clara a diferença entre pequenos e grandes poupadores. As declarações foram dadas pouco antes do embarque de Lula e do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, para Mato Grosso do Sul, onde inaugurariam à tarde o Trem do Pantanal. Já no Centro-Oeste, Lula afirmou que "os pobres não vão perder".

- Não existe grande poupador. Os poupadores, normalmente, são pequenos. Os grandes são investidores - disse.

Hoje, a poupança é remunerada pela Taxa Referencial (TR) mais 6,17% ao ano, com isenção de Imposto de Renda. Porém, por causa da queda na taxa básica de juros, fundos de investimento já estão rendendo menos do que a caderneta. Os fundos, além de recolherem IR, entre outras aplicações, compram títulos públicos, financiando a dívida federal. Se migrarem, a situação pode complicar. A regra de remuneração da poupança deverá ser mudada para torná-la menos atraente para esses investidores.

- O que posso garantir, sem saber o que estão pensando o Banco Central e o Ministério da Fazenda, é que as pessoas que têm poupança não terão prejuízos - disse Lula.

Mantega alerta para "propaganda enganosa"

O presidente do BC, Henrique Meirelles, reafirmou à colunista do GLOBO Míriam Leitão, em entrevista no "Espaço Aberto", da GloboNews, a declaração da ata do Conselho de Política Monetária (Copom) de que aspectos do arcabouço institucional do sistema financeiro nacional precisam ser rapidamente atualizados. Para analistas, o documento deu a entender que a mudança na remuneração da caderneta em estudo pelo governo deveria ser feita com urgência para não inviabilizar novos cortes na taxa Selic (atualmente em 10,25%).

Já o ministro da Fazenda, Guido Mantega, assegurou ontem que não haverá prejuízo para investidores e poupadores. Após encontro com outros ministros da região para discutir a criação do Banco do Sul, em Buenos Aires, Mantega se referiu às novas regras que estão sendo elaboradas pelo governo Lula para a poupança e pediu aos poupadores que não se deixem levar por propaganda enganosa:

- Prejuízo haverá para aquele que tirar o dinheiro da poupança, aqueles que saírem porque foram mal informados, porque foram induzidos a erro por propaganda enganosa.

(*) Correspondente