Título: Piauí ainda espera ajuda de 2008
Autor: Carvalho, Jailton de; Perboni, Juraci
Fonte: O Globo, 10/05/2009, O País, p. 3

Caixa financiou construção de 200 casas populares, agora alagadas.

TERESINA. Quando sobrevoou Teresina para ver os estragos das últimas chuvas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que cidades sem Plano Diretor não terão recursos federais e criticou a construção em áreas alagadas. Mas pelo menos 600 casas afetadas pelas águas em Teresina foram construídas com financiamento da Caixa Econômica Federal. Um dos conjuntos mais atingidos foi o Novo Milênio, na Zona Sudeste de Teresina, onde cem casas ficaram submersas.

A Caixa no Piauí informou que a elevação recorde do nível do Rio Poty ¿ que atingiu 14,44 metros ¿ também atingiu o Residencial Canaxuê, com 101 casas, recémconcluído, mas ainda não ocupado. O conjunto, invadido pelas águas, foi construído com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Segundo a Caixa, o conjunto foi erguido em área historicamente livre de alagamento.

O projeto teve aval do departamento de engenharia da instituição e Habite-se da prefeitura.

No conjunto Novo Milênio, todas as cem casas ficaram alagadas. O empreendimento fica próximo de uma lagoa alimentada pelo Rio Poty. O ferroviário aposentado Gerson Cerejo Freitas, de 82 anos, limpava na sexta-feira as grades da janela suja de lama.

¿ Perdi tudo. Moro sozinho, não tinha como carregar as coisas e enfrentar as águas.

A Caixa disse que o conjunto Novo Milênio foi construído pelo governo federal, na gestão do presidente Fernando Collor de Mello, e a instituição foi responsável apenas pelo financiamento.

Há um ano, os piauienses enfrentaram outra enchente dos rios Poty e Parnaíba. Levantamento realizado pelas prefeituras e pela Secretaria de Defesa Civil apontou que mais de 2,5 mil famílias tinham perdido suas casas. Após negociação com o governo federal, foi aprovada no ano passado a construção de 1.666 casas, que ainda não começaram a ser construídas. Segundo o secretário de Defesa Civil do Piauí, Fernando Monteiro, os recursos federais ¿ R$ 26 milhões ¿ chegaram, e agora será feita a licitação das obras em 38 municípios do estado. Ele disse que as casas que o governo federal vai financiar no Piauí precisam ainda passar por uma licitação pública, que deve demorar 45 dias.