Título: Incentivo não chegou a semicondutores
Autor: Paul, Gustavo; Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 10/05/2009, Economia, p. 26

Até agora só cuidaram da eletrônica de consumo BRASÍLIA. A crise econômica internacional frustrou uma das grandes apostas da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), que era a atração de uma fábrica de semicondutores para o Brasil. Estes foram os principais responsáveis por um déficit de US$ 22 bilhões na balança comercial do setor eletroeletrônico em 2008.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica (Abinee), Humberto Barbato, disse que até o momento as medidas da política industrial não atingiram diretamente a parte de insumos, como semicondutores e outros materiais para a confecção de produtos de linhas branca e marrom.

Limitaram-se ao estimulo à venda de eletrodomésticos já acabados.

¿ Até agora só cuidaram da eletrônica de consumo ¿ afirmou Barbato.

Segundo ele, porém, algumas medidas estão em pleno vigor, como a depreciação acelerada de máquinas e equipamentos usados em pesquisa e desenvolvimento. Voltada às empresas do setor de informática, está a Lei de Inovação, que permite o abatimento de 160% dos dispêndios em pesquisa e desenvolvimento para efeitos da apuração do lucro real.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (Abit), Aguinaldo Diniz Júnior, a PDP é importante justamente na crise atual.

¿ Precisamos atacar a crise ¿ afirmou.

O economista Rogério Souza, do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), afirma que tudo o que estava delineado acabou sendo atingido pela crise, embora a política industrial tenha seu valor.

(Eliane Oliveira e Gustavo Paul)