Título: Concorrência diplomática
Autor: Vaz, Viviane
Fonte: Correio Braziliense, 27/03/2009, Mundo, p. 25

A visita do chanceler iraniano, Manouchehr Mottaki, coincidiu com uma intensa movimentação da diplomacia israelense em Brasília. O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, reuniu-se ontem com atores-chaves no conflito do Oriente Médio. Horas depois de receber Mottaki, foi a vez do embaixador de Israel no Brasil, Giora Becher, além de uma visita de cortesia do embaixador dos Estados Unidos, Clifford Sobel.

Segundo a agência de notícias da Câmara, o representante israelense foi pedir apoio para o Acordo-Quadro de Comércio entre o Mercosul e o Estado de Israel, que está sendo avaliado pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. Já Sobel foi organizar a visita de 11 parlamentares americanos.

A visita de Mottaki coincidiu também com uma série de palestras proferidas em Brasília por um especialista israelense em contra-terrorismo ¿ particularmente em Irã. À tarde, na frente do Itamaraty, um grupo de crianças participou de manifestação promovida pela ONG Amisrael contra a presença do chanceler iraniano e em defesa dos direitos das mulheres na República Islâmica. (VV)