Título: Mãe de rapaz infectado está com gripe suína
Autor: Amora, Dimmi; Rodrigues, Eduardo
Fonte: O Globo, 11/05/2009, Rio, p. 10

Com ela, já são dois casos de transmissão do vírus no país. Rio Grande do Sul tem a primeira pessoa com a doença, que já fez 8 vítimas.

BRASÍLIA E RIO. A mãe do rapaz de 29 anos infectado no Brasil por um amigo que esteve num torneio de futebol em Cancún, no México, está com gripe suína.

Ela é um dos dois novos casos da doença confirmados ontem à noite pelo Ministério da Saúde, elevando para oito o total de brasileiros infectados pelo vírus A (H1N1). Com o agravante de que é a segunda ocorrência comprovada de transmissão do vírus dentro do país. O outro paciente é do Rio Grande do Sul e esteve na Europa.

O Ministério da Saúde informou, no entanto, que o contágio no país permanece limitado.

A nova paciente, que está internada desde sábado, passou o Dia das Mães junto com o filho no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Fundão, e seu quadro é estável.

O marido e outro filho da paciente estão em quarentena em casa e não apresentam sintomas da gripe. O marido contou que a mulher está melhor e que soube ontem à tarde da confirmação.

¿ Liguei para o hospital e desejei feliz Dia das Mães, mas fica uma certa tristeza por não passarmos a data juntos ¿ disse.

Segundo o ministério, as autoridades municipais e estaduais de saúde do Rio estão acompanhando 70 pessoas que tiveram contato com os três pacientes.

Até ontem, nenhuma delas havia apresentado sintomas. Outras 40 pessoas do grupo já estão fora do monitoramento.

No Rio, ainda há uma pessoa que pode estar com gripe suína, mas não seria do mesmo grupo do rapaz que veio com o vírus do México.

A primeira vítima gaúcha do vírus passou por vários países europeus e teve os primeiros sintomas na Itália, no dia 3. No mesmo dia, viajou para a Espanha e, no seguinte, chegou ao Brasil. O paciente procurou o serviço de saúde no dia 7, foi medicado e passa bem. O número de casos suspeitos da doença no país caiu de 30 para 18, segundo o ministério. Ao todo, 156 suspeitas já foram descartadas após a realização de exames laboratoriais.

Vinte e cinco pessoas continuam em monitoramento, em dez estados.