Título: Um adversário com dinheiro para gastar
Autor: Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 11/05/2009, O Mundo, p. 18

Magnata é a principal aposta de dissidentes peronistas contra o ex-presidente

BUENOS AIRES, Argentina.O principal adversário do ex-presidente Néstor Kirchner nas próximas eleições legislativas argentinas será o magnata Francisco de Narváez, candidato a deputado pelo peronismo dissidente na província de Buenos Aires. El Colorado, como é chamado por amigos e colaboradores (o cabelo ruivo e várias tatuagens pelo corpo são suas marcas), é a principal aposta da frente Unión-Pro, integrada pela ala dissidente do Partido Justicialista e pelo Pro, partido liderado pelo prefeito da cidade de Buenos Aires, Mauricio Macri.

De Narváez está em campanha há mais de dois anos e, segundo pesquisas divulgadas pela imprensa local, tem chances de derrotar Kirchner na principal província do país.

Dono de uma fortuna estimada em US$ 200 milhões, o candidato opositor estaria investindo cerca de US$ 235 mil por dia na campanha, que se transformou em pesadelo para o casal K. O empresário representa uma grande ameaça para o expresidente, que segundo seus colaboradores, não admitiria continuar ¿governando¿ após uma derrota na província de Buenos Aires.

¿ Kirchner é um grande acidente na política argentina, com ele perdemos a oportunidade de ser um país diferente ¿ costuma dizer De Narváez.

Nas últimas semanas, De Narváez foi alvo de uma suposta campanha suja orquestrada pelo governo. Foram divulgados contatos entre ele e um narcotraficante, realizados através de um celular que teria pertencido ao magnata. O caso está sendo investigado pela Justiça.

¿ São jogadas desesperadas, de um governo que sabe que vai perder ¿ disse. (Janaína Figueiredo)