Título: Lula surpreende manifestantes
Autor: Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 12/05/2009, O País, p. 4

Presidente quebra protocolo e "ganha" grupo que protestava

Luiza Damé

BRASÍLIA. Quase dois meses depois de ter passado a despachar no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a quebrar o protocolo. Ele enfrentou ontem a primeira manifestação em seu novo local de trabalho, mais vulnerável que o Palácio do Planalto. Para desespero dos seguranças, Lula mandou parar o carro e desceu para conversar com os manifestantes, que desejam negociar diretamente com o governo federal, sem passar pela administração do Distrito Federal, o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

Cerca de 350 integrantes do Movimento Popular Pró-Moradia para Baixa Renda se concentraram na entrada do CCBB, à espera da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Foram surpreendidos pelo presidente, e, em vez de dizer o que queriam, gritavam "Lula, eu te amo". Coube ao presidente perguntar o que eles queriam.

- Qual a reivindicação de vocês? Está no papel? - perguntou Lula, ao ser apresentado a Ismael Caetano Oliveira, um dos representantes do movimento.

Segundo Paulo Batista dos Santos, outro líder do grupo, eles temem que o governo do Distrito Federal privilegie as grandes construtoras em detrimento das famílias com renda de até três salários mínimos. Lula prometeu conversar com o governador do DF, José Roberto Arruda, e mandou o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, receber uma comissão de representantes do movimento.